O Tribunal do Júri de Brasília condenou a 12 anos e 2 meses de reclusão um rapaz de 21 anos acusado de tentar matar duas pessoas por rivalidade entre grupos. O julgamento foi realizado nessa quinta-feira, 21/11. O réu, que se encontra preso, deve cumprir a pena em regime inicial fechado e não pode apelar em liberdade.
Uerindson Pinheiro da Cruz foi condenado por duas tentativas de homicídio qualificadas e por porte ilegal de arma de fogo. O crime aconteceu em por volta das 9h da noite de 18 de abril de 2012, em uma rotatória da Avenida Luiz Estevão, próxima a um posto da Polícia Militar, no Setor de Indústria e Abastecimento.
Segundo a denúncia apresentada no início da ação penal, o acusado “tentou contra a vida de Claudisson José da Silva e Charlian de Lima Oliveira, mediante disparos de arma de fogo“. Para a acusação, “as vítimas não foram atingidas em região de letalidade imediata, conseguindo fugir do local, recebendo pronto e eficaz atendimento médico”. As vítimas foram “abordadas e alvejadas por vários disparos abruptamente, enquanto estavam distraídas no interior de um veículo em movimento”, afirmou o Ministério Público.
Ouvido em juízo durante a instrução processual, o jardineiro Cruz confessou haver efetuado os disparos, mas afirmou que não sabia que Oliveira estava no veículo. Disse que sua intenção voltava-se apenas contra Silva que, alguns anos antes, teria mandado uns rapazes para o espancarem.