Celebrando o marco de 1,5 milhão de alunos beneficiários em todo Brasil, o projeto Vamos Jogar e Aprender, do Instituto Brasil Solidário (IBS), chega na capital federal, com alcance nas 622 escolas de Brasília, beneficiando 100% da rede pública de ensino do GDF e seus 347.204 alunos. A iniciativa envolve desde formação gratuita para os educadores até a doação do material com os jogos Piquenique e Bons Negócios (o primeiro, de tabuleiro; o segundo, de cartas), além da novidade com os jogos PIC$, que tratam de endividamento e sustentabilidade. No Brasil, a ação já atende 439 municípios, dos 26 estados em todo o país.
Para consolidar a expansão do projeto e a chegada das atividades no Distrito Federal, o IBS preparou uma ação presencial, que será realizada no próximo dia 23 de agosto, das 8h às 18h, na CEF 01 DO VARJÃO, de forma gratuita para alunos e educadores, com diversas atividades dinâmicas e criativas com turmas do 1º ao 5º ano.
Durante todo o dia, serão realizadas oficinas práticas de empreendedorismo, rodada dos jogos com alunos, educadores e voluntários, produção de cofrinhos sustentáveis e uma atividade com tabuleiro gigante do “Piquenique” montado na quadra da escola para os alunos se divertirem interagindo e caminhando pelo tabuleiro. A ação reserva ainda um piquenique com produtos da tabela do jogo, realizado durante o intervalo, reforçando temas como sustentabilidade, gentileza e alimentação saudável. Cerca de 600 alunos e mais de 40 educadores devem participar das atividades.
IBS, SERTÕES, GDF E APRENDER VALOR
Diante dos resultados alcançados em todo o Brasil, com forte impacto e transformação social, a proposta agora soma forças com o GDF – Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e o programa de educação financeira nas escolas “Aprender Valor”, do Banco Central do Brasil. Em função da parceria com o “Aprender Valor”, o IBS viabilizará a entrega do jogo Piquenique a outros 194 municípios com escolas engajadas no programa. Com isso, as atividades chegam ainda a outros 100 mil alunos em várias cidades do Brasil.
Já a ação presencial, que acontece no dia 23 de agosto, marca o período de largada do Rally dos Sertões na cidade. Parceria de longa dada – e que viabilizou apoio do piloto Paulo Nobre, o “Palmeirinha”, nas últimas duas décadas de ações sociais do IBS envolvendo cidades históricas do percurso desde 2001, a iniciativa conjunta mostra a força do esporte ao lado da educação de impacto, proposta do IBS em seus 24 anos de existência.
Todas as ações contam com apoio de uma Aliança pela Educação envolvendo empresas e instituições que viabilizam a expansão do projeto no Brasil e América Latina e tem como membros Bank of America, Nu Bank, John Deere, BTG Pactual, Newave Energia, Instituto Ultra, Palmeirinha Ação Social, Echoenergia, Grupo Equatorial, B3 Social, Instituto XP, Veirano Advogados, Sotreq, Copenor e Bayer, entre outros, além de pessoas físicas.
No Brasil, a proposta exclusiva do IBS de instrumentalizar com jogos e formação continuada temas transversais é percebida como uma solução eficaz, escalável e de baixíssimo custo, alinhada com a demanda da BNCC – Base Nacional Comum Curricular e aos ODS -Objetivo do Desenvolvimento Sustável. São trabalhados desde os conceitos básicos da alfabetização financeira, exercitando habilidades como o poupar, empreender e investir, até a percepção sobre a educação fiscal e tributária e sustentabilidade. “Falar de educação de forma transversal é tratar também sobre economia sustentável, a importância das energias renováveis, do cuidado com o meio ambiente. Estamos falando de temas e habilidades cognitivas e socioemocionais que precisam serreforçadas dentro das escolas, e que refletem diretamente melhorias em matemática e a língua portuguesa. A ação proporciona não somente a melhoria dos índices do ensino público no Brasil, como também a transformação comportamental e das vidas dos alunos participantes e seus familiares, além dos professores e orientadores do projeto”, destaca o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore.
As ações seguem expandindo e se consolidando nas mãos de professores e gestores públicos da área da educação, que além das ações nacionais, já conseguiram ultrapassar as fronteiras do país, alcançando outras escolas da América, a exemplo do Chile, Colômbia, México, Uruguai, Argentina, El Salvador e Peru.
INSCRIÇÕES ABERTAS E IMPACTO PLURIANUAL
O projeto segue em expansão e com inscrições abertas para novos municípios. As cidades interessadas em aderir gratuitamente ao projeto do IBS podem entrar em contato por meio do Instagram oficial do projeto @vamosjogareaprender ou pelos canais do Instituto Brasil Solidário @brasilsolidario, onde há o link para o formulário de inscrição (https://forms.office.com/r/74Y7MziKPN). Portais na internet reúnem tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula: www.vamosjogareaprender.com.br e www.jogopics.com.br
Alguns dos Jogos da estratégia do IBS: Piquenique, Bons Negócios, PIC$, PIC$ BIO
Piquenique: trabalha conceitos de poupança com tomada de decisões, consumo consciente, escolhas, riscos e oportunidades cotidianas no decorrer de um tabuleiro. Ganha quem honrar seus compromissos no piquenique e poupar;
Bons Negócios: simula uma loja, com fases de compra e venda, e resultados sobre ganhos. Inclui uma fase de análises de tributos e impostos em planilhas de controle. Ganha aquele com maior resultado ou lucro, após todas as fases e desafios de sua loja.
PIC$: jogo de cartas que envolve estratégia na gestão de gastos e planejamento consciente e noções de endividamento e economia doméstica. Vence quem conseguir equilibrar melhor as suas contas e concluir com o menor endividamento.
PIC$ BIO: segue a mesma jogabilidade e traz um tema relevante e transversal aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com ideias sobre como podemos diminuir nossa pegada ambiental. Vence quem terminar com a melhor comportamento amigo do planeta.
SOBRE O INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO – IBS
Fundado em 2001, o Instituto Brasil Solidário é uma organização social sem fins lucrativos – OSCIP – voltada à valorização do ser humano, com projetos de cunho educacional, de fomento às habilidades cognitivas e desenvolvimento socioemocional e projetos em escolas públicas nas mais diversas áreas integradas na educação complementar: Incentivo à leitura, Arte e Cultura, Educação Ambiental, Educação Financeira, Saúde, Educomunicação, Cidadania e Empreendedorismo. Com 24 anos de atuação, o IBS consolida-se como uma organização de impacto social de referência no Brasil e na América Latina com o projeto Vamos Jogar e Aprender . Possui premiações nacionais e internacionais.
Alguns números do IBS
26 Estados
439 Cidades
5.568 Escolas
94.387 Docentes
1.529.066 Alunos
Com a entrada de Brasília e parcerias, o projeto deve superar 2M de impacto em 2025, e a meta é chegar a 12 MI até 2030.
Eficácia – 92% recomendam o projeto para outros professores; elevação de IDEB de cerca de 30% com aplicação em 36 meses de projetos; 70% de comprovação de mudança comportamental em projetos medidas por avaliação externa anual. Jogo Piquenique alinhado ao Aprender Valor (programa do Banco Central do Brasil), e projeto IBS alinhado ao Sebrae e parceiro estratégico na OLITEF – Olimpíada do Tesouro Direto 2024.
SERVIÇO
- Oficina de Educação Financeira em Brasília (DF)
Data: Dia 23 de agosto
Horário: 08h às 18h
Local: CEF 01 DO VARJÃO (Endereço: Vila Varjão do Torto, Quadra 07, Conj D Lote, 02 setor de habitações individuais norte. CEP: 71540-400)
Comunicação IBS
Gabriela Martins – 85 99922 7266
Meg Cotrim -11 99182 8180