Nos restaurantes comunitários do Distrito Federal, a manhã desta quarta-feira (19) ganhou um tom educativo e de cuidado coletivo. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) levou às unidades uma nova rodada da ação de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), iniciativa que busca aproximar a população de práticas mais saudáveis.
Desta vez, as equipes concentraram esforços em um tema urgente: a prevenção do diabetes. Ao orientar sobre escolhas alimentares equilibradas, profissionais destacaram como pequenos hábitos diários podem reduzir riscos e favorecer uma vida mais segura. Além disso, o público recebeu materiais informativos e participou de conversas rápidas, que tornaram o conteúdo mais acessível.
A iniciativa é realizada em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, e ocorre durante o almoço em todos os restaurantes comunitários, com murais informativos e entrega de folderes que orientam a população sobre como adotar hábitos saudáveis para prevenir a doença. As recomendações falam, por exemplo, sobre a importância de praticar atividade física, de consumir mais alimentos in natura, evite consumir produtos industrializados e ricos em açúcares, beber bastante água e optar por alimentos integrais e ricos em fibras.
Para marcar o dia de EAN, os frequentadores têm direito a uma degustação de bolo de banana com aveia, feito sem açúcar. Nutricionistas dos restaurantes também orientam e conversam com as famílias sobre alimentação correta e controle do peso e medidas de prevenção contra o diabetes.
“Não é possível falar em segurança alimentar e nutricional, em combate à fome, sem falar de uma educação alimentar em torno disso. Levando em conta que a prevenção contra a diabetes, como muitas outras doenças, passa por uma boa educação alimentar e nutricional. Idealizamos a ação para mostrar à população que dá, sim, para ter uma alimentação mais saudável e equilibrada com gestos simples e baratos”, pontuou a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Vanderléa Cremonini.
As ações de EAN são realizadas mensalmente e reforçam que o papel dos restaurantes vai além de oferecer refeições acessíveis, eles funcionam como espaços de promoção da saúde, garantindo o acesso à alimentação saudável e nutritiva para a população vulnerável.
“As ações de Educação Alimentar e Nutricional tem o objetivo de viabilizar que as famílias vulneráveis tenham autonomia para fazer escolhas adequadas na hora de comprar alimentos e ter uma alimentação saudável em casa. A ação tem temas diversos que fazem parte do dia a dia das famílias”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
Com informações da Agência Brasília