O Núcleo Rural Taquara, em Planaltina-DF, abriu, nesta terça-feira (9), a 25ª Semana do Pimentão, reunindo cerca de 110 produtores rurais, técnicos, autoridades e parceiros. A programação não apenas celebra uma das culturas mais importantes da região, mas também os 25 anos da Cooperativa da Agricultura Familiar da Taquara (Cootaquara), referência em união comunitária e desenvolvimento rural, que já recebeu dezenas de comitivas internacionais interessadas no modelo de cooperativismo.
A solenidade de abertura destacou a trajetória da cooperativa e homenageou lideranças locais, produtores e técnicos que contribuíram para o fortalecimento da região. Entre os homenageados estiveram o presidente da Emater-DF, Cleison Duval; o coordenador de Operações da empresa, Fabiano Ibraim; os técnicos Carlos Antônio Banci e Sebastião Márcio; além do secretário de Agricultura, Rafael Bueno, e do assessor de Gestão de Fundos, José Guerra. Representantes do Sescoop e da comunidade local também receberam reconhecimento.
Durante o evento, foi assinado um acordo de cooperação entre a Emater-DF e a Cootaquara, que transformará a Chácara 39 em um campo experimental de pesquisa aplicada. O projeto começará com o plantio de mandioca e funcionará como espaço para produção de mudas e validação de novas variedades. “É o início de um trabalho que pode transformar ainda mais a comunidade e a agricultura do Distrito Federal como um todo”, destacou Duval, ressaltando que os produtores terão acesso a informações sobre inovação ao longo da semana.
O primeiro dia de programação contou com palestra sobre manejo de doenças e nematóides na cultura do pimentão, além de atrações culturais com mágico e palhaço. A Semana do Pimentão é organizada pela Cootaquara e Emater-DF, com apoio da Embrapa, Seagri-DF, Administração de Planaltina e parceiros.
Para o presidente da Cootaquara, Maurício Rezende, a celebração dos 25 anos reforça o esforço coletivo que transformou a região em referência. “Essa trajetória é marcada por desafios superados graças à união dos produtores e à parceria com instituições públicas e privadas. O futuro da cooperativa depende dessa mesma colaboração”, afirmou.
O evento também destacou o protagonismo histórico da Cootaquara para o desenvolvimento agrícola do DF. Com cerca de 400 propriedades, a região possui produção diversificada, incluindo grãos, pecuária, fruticultura, floricultura e hortaliças, gerando cerca de R$ 500 milhões em Valor Bruto de Produção (VBP). “Essa celebração é da força do cooperativismo e do protagonismo da agricultura da Taquara, que se tornou referência dentro e fora do país”, ressaltou Duval.
O secretário Rafael Bueno enfatizou o compromisso do governo em fortalecer o setor rural de Planaltina, citando obras de infraestrutura, como galpão de Planaltina, recuperação de estradas rurais e construção de reservatórios de água em parceria com a Emater-DF. A gerente do escritório da Emater-DF na Taquara, Muriel Guedes, lembrou que a Semana do Pimentão é espaço de integração, aprendizado e celebração para toda a comunidade.
Deputado Pepa e o administrador de Planaltina, Wesley Fonseca, também participaram do evento, assim como a prefeita comunitária da Taquara, Jane Batista, que destacou a importância da união comunitária e do cooperativismo na trajetória da Cootaquara.
A 25ª Semana do Pimentão segue até domingo (14), oferecendo palestras técnicas, oficinas de culinária e artesanato, mostra agrícola, cavalgada, torneio de futebol, shows musicais e o tradicional concurso de receitas com pimentão, reforçando a cultura local e o papel do cooperativismo no desenvolvimento regional.
Serviço:
- Local: Núcleo Rural Taquara – Planaltina-DF
- Data: até domingo (14)
- Programação: palestras técnicas, oficinas de culinária e artesanato, mostra agrícola, concurso de receitas, atividades culturais, cavalgada, torneio de futebol e shows musicais
Com informações da Emater-DF