O O circuito de Vôlei de Praia é uma das atrações pré-aprovadas pelo grupo executivo da festa para serem realizadas no próximo ano.
O Comitê Executivo do Cinquentenário de Brasília (Comex), presidido pelo vice-governador Paulo Octávio, divulgou um esboço do que deve ser o calendário oficial do aniversário de cinco décadas da capital. A lista é composta por 441 propostas de eventos culturais, esportivos, artísticos e religiosos em celebração pela data e receberam um selo de certificação do governo local para a captação de patrocínios junto a instituições públicas e privadas.
A relação divulgada ainda não se trata da programação oficial e confirmada pelo GDF: tratam-se de todos os projetos que podem acontecer ao longo de 2010. A realização depende do patrocínio obtido por seus realizadores. Todos os eventos oficiais precisam estar, necessariamente, nesta lista, até mesmo os tradicionais grandes shows do dia 21 de abril, cuja programação fica a cargo da Brasiliatur e segue indefinida. Neste caso, como não há definição de artistas e custos, o projeto é englobado na genérica definição Celebrações do 50º Aniversário de Brasília.
Ao todo, cerca de mil projetos foram apresentados à Comex até 2 de dezembro, data-limite de inscrição das propostas, que foram analisadas em 19 dias. Antes de chegar à lista final, 34 propostas foram desclassificadas por não cumprirem os requisitos exigidos pela comissão, dentre as quais shows com as bandas The Pussycat Dolls e Pet Shop Boys e etapas das corridas Fórmula Indy e Stock Car. “Privilegiamos projetos que tivessem viabilidade econômica e técnica, além de identificação e relação histórica com os 50 anos de Brasília”, ressalta Solete Foizer, secretária-executiva do comitê.
Leia mais na edição de hoje (sábado) no Jornal de Brasília