Menu
Brasil

Mulheres acusam João de Deus de abuso sexual durante atendimento espiritual

Arquivo Geral

08/12/2018 15h59

Divulgação/ Casa Dom Inácio de Loyola

O médium do Brasil, João de Deus é acusado de abuso sexual por dezenas de mulheres durante atendimentos espirituais na Casa Dom Inácio de Loyola, na cidade de Abadiânia, em Goiás. Contudo, os relatos somam-se a cada dia.

As histórias foram reveladas no programa Conversa com Bial na madrugada deste sábado (8). Em nota, João de Deus rechaçou “veementemente” as acusações.

João Teixeira de Faria, conhecido internacionalmente por John of God, recebe até 10 mil pessoas por mês, que buscam soluções para problemas de saúde. A fama sobre as curas obtidas pelo médium, incorporando entidades, se espalha pelo mundo.

“Não se trata de questionar os métodos de cura de João de Deus, muito menos a fé de milhares de pessoas que o procuram. Estamos apenas dando voz a mulheres que se sentiram abusadas sexualmente pelo médium”, disse Pedro Bial durante o programa.

No total, foram ouvidas 10 pessoas que afirmam ter sofrido abusos pelo médium. Entretanto, o programa exibiu apenas quatro depoimentos, sendo três deles em anonimato. A coreógrafa holandesa Zahira Leeneke Maus, que procurou por atendimento espiritual em 2014 foi a única entrevistada que aceitou ser identificada.

De acordo com os relatos, as mulheres eram submetidas a métodos parecidos. “Ele pegava minha mão, pra eu pegar no pênis dele. E eu tirava a mão. E ele falava: ‘Você é forte, você é corajosa! O que você está fazendo tem um valor enorme’. Eu não estava fazendo nada, estava sendo abusada”, disse uma das mulheres.

“Eu tinha medo de eles me mandarem espíritos ruins. Eu estava com muito medo. Agora me sinto protegida e sinto que a verdade tem de vir a tona”, afirmou Zahira.

Uma das pessoas responsáveis por reunir esses relatos foi Sabrina de Campos, uma brasileira que vive em Barcelona. “Agradeço imensamente às primeiras mulheres que relataram os abusos. Tão logo os recebi, me coloquei à disposição para receber novos relatos e chegaram dezenas, (contra) vários líderes espirituais. Entre eles, do médium mais famoso do Brasil: João de Deus. Mobilizamos imprensa, jornalistas e produtores, e fiz a ponte com as vítimas que tinham condições psicológicas para repetir seus traumas”, disse pelas redes sociais.

O QUE DIZ JOÃO DE DEUS

Assessoria de imprensa do médium enviou uma nota ao programa, afirmando: “Há 44 anos, João de Deus atende milhares de pessoas em Abadiânia, praticando o bem por meio de tratamentos espirituais. Apesar de não ter sido informado dos detalhes da reportagem, ele rechaça veementemente qualquer prática imprópria em seus atendimentos”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado