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Descubra o que é persona: como criar e inserir nas estratégias de marketing digital

Redação Jornal de Brasília

05/12/2019 10h37

O planejamento de Marketing Digital já faz parte do dia a dia de grandes marcas. Claro que empreendimentos que iniciaram recentemente no mercado também traçam metas para conquistar espaço no ambiente digital.

Entretanto, para dialogar com leads e consumidores de seus serviços é imprescindível conhecê-los. Definir a persona, o público-alvo, é o primeiro passo para vender seu projeto. Afinal, toda estratégia de Marketing Digital é desenvolvida a partir do perfil do seu cliente:

• O que ele deseja?
• De onde ele é?
• Quais são suas preferências?
• Qual é o seu estilo de vida?
• Qual é a sua idade?

Esse mapeamento deve ser feito a fim de identificar a melhor forma de se relacionar com seu cliente. Uma das melhores ferramentas para contribuir nesse diálogo e conversão de venda é a criação de persona.

Mas, o que é Persona?

As Personas são personagens fictícios criados de acordo com o seu cliente ideal. Ele faz parte do seu público-alvo, composto por diversas pessoas. Mas como isso é delimitado? Como as perguntas que indicamos mais acima, um apanhado determina o que esses possíveis consumidores têm em comum.

Uma vez que a persona é criada, há direcionamento das ações de marketing, ampliando as chances de assertividade. Quando sua empresa capta o que seu cliente procura fica mais fácil atuar para solucionar seu problema.

Essa idealização através de personas compõe as técnicas do Inbound Marketing. O conceito consiste em executar as tarefas de vendas e divulgação na internet visando o perfil do cliente ideal.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é a ideia de atrair potenciais consumidores, efetivar engajamento e converter a oportunidade em lucro. Outro ponto importante a destacar é a fidelização de clientes, um dos objetivos do Inbound Marketing.

Olhando por essa perspectiva, entenda como executar o conceito:

1. Atrair potenciais consumidores

Para cumprir a meta, a equipe de Marketing Digital produz conteúdos relevantes e claros. A proposta é elaborar assuntos que cativem o público-alvo. Nesse ponto, tudo conta: a “cara” das suas plataformas digitais, os assuntos abordados, novidades e enquetes, e etc.

2. Efetivar engajamento

O engajamento se trata da interação dos internautas com sua marca e seus conteúdos. Além do envolvimento e compartilhamento do que é lançado na rede. As redes sociais são o grande trunfo nesse quesito, estabelecendo uma ponte entre cliente e empresa.

3. Converter a oportunidade em lucro

A conversão é um dos focos principais do Marketing Digital; é chamar o lead (possível cliente) e guiá-lo até a concretização da venda. As CTAs (Call to Action) são fundamentais nesse processo de “pesca” de interessados no seu negócio. Essas chamadas funcionam como publicidade, divulgação, atraindo cliques e novos consumidores. E isso com baixo investimento e grande retorno.

4. A fidelização de clientes

O sistema de fidelização de clientes influencia diretamente nos resultados da sua empresa. O trabalho que oportuniza suporte técnico eficiente, materiais que incentivam, feedback acessível e interação constante, tem potencial para dar vida longa ao relacionamento com seus consumidores.

A persona é essencial em todos os processos. Afinal é com esse padrão que você desenvolve o planejamento e põe em prática.

Como criar a Persona?

Embora seja fundamental, criar a Persona pode não ser um trabalho tão simples. O mapeamento de que falamos vem da resposta para as seguintes perguntas sobre possível cliente:

  • Onde vive?
  • Sexo feminino ou masculino?
  • Qual idade?
  • É casado? Tem filhos?
  • Qual profissão?
  • Tem hobbies? Quais são?
  • Qual é a escolaridade?
  • Quais são os assuntos preferidos?
  • O que faz nas horas vagas, no lazer?

Após coletar esses dados (ou mais questionamentos, se preferir), vem a fase de separar os grupos. Lembre-se que a meta é criar mais que uma única persona. Seu público é composto por mais de um tipo de cliente.

Os conteúdos relevantes são preparados para atrair o público-alvo em sua totalidade. O que significa dialogar com quem tem filhos e quem não tem, quem gosta de sair de casa e quem é caseiro, por exemplo.

Exemplo de Persona

Confira abaixo o exemplo de uma Persona: como é estabelecido o perfil diante dos dados gerais coletados. Não se esqueça que se trata de um personagem fictício!

Ramo – Decoração de Apartamentos
Persona

Nome: Carla Lopes
Idade: 27 anos
Profissão: Publicitária
Meio de comunicação preferido: Whatsapp
Objetivo: Sair da casa dos pais e morar sozinha.
Problemas: Procura dicas de decoração para seu apartamento; teme o valor do aluguel.
Como ajudar: Oferecendo inspirações de decoração de apartamentos com diferentes dimensões. Incluindo dicas de integração de ambientes e como gastar pouco com uma decoração mais funcional e bonita.

5 Ferramentas incríveis para criar Personas

1. Gerador de Personas (Rock Content);
2. Make my Persona;
3. Google Analytics;
4. Navegg;
5. CRM (Customer Relationship Management).

Texto por Sinnapse

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