Menu
Moda

O grupo dono da Zara anuncia fechamento de 1.200 lojas após vendas caem 44%

Os bloqueios econômicos forram milhões de consumidores a compartilhar nas compras on-line para tudo, com exceção de artigos essenciais, nos últimos três meses

Redação Jornal de Brasília

12/06/2020 13h52

A Inditex, maior fabricante de roupas do mundo e dona das redes Zara e Massimo Dutti, sofreu seu primeiro prejuízo trimestral como empresa de capital aberta e anunciou um plano de 2,7 bilhões de euros (R $ 15,23 bilhões) por preço anterior fechamento de 1.200 lojas como parte de uma tentativa de impulsionar as vendas.

O grupo espanhol estabeleceu na quarta-feira (10) metas de vendas on-line que exibem 25% do total de vendas até 2022, contra 14% no ano passado.

Os bloqueios econômicos forram milhões de consumidores a compartilhar nas compras on-line para tudo, com exceção de artigos essenciais, nos últimos três meses. A Inditex, fundada pelo bilionário espanhol Amancio Ortega , planeja gastar 900 milhões de euros (cerca de R$ 5 bilhões), nos últimos três anos, para melhorar sua tecnologia e enfocar em suas melhores lojas.

Os planos de investimento ocorrem quando um Inditex relata um prejuízo de 409 milhões de euros nos últimos meses no final de abril, em comparação com um lucro de 734 milhões de euros no mesmo período do ano passado. A perda trimestral mais recente inclui uma cobertura de 308 milhões de euros por seu programa de “otimização de lojas”. As vendas do primeiro trimestre caem 44% em relação ao ano anterior, por 3,3 bilhões de euros, quase 90% de suas lojas fechadas.

A Inditex, que ajudou no lançar do varejo de moda rÃpida, disse que 78% dos seus 5.743 pontos de venda està £ o abertos hoje. O desempenho vem melhorando em maio, e nos mercados que foram totalmente abertos na primeira semana de junho, pois as vendas cairam apenas 16%. Todas as suas lojas espanholas estão abertas desde segunda-feira (8).

Como Inditex subiram 2,7% no pregão de tarde em Madri.

Pablo Isla, presidente executivo do grupo, disse que o estoque era 10% menor no último trimestre do ano anterior. “Compramos semanalmente, e não em maio começamos a comprar novamente”, adicionados.

Como parte de sua estratégia 2020-2022, o grupo sediado em La Coruña (noroeste de Espanha) promete investir 1 bilhão de euros em sistemas de TI para tornar o comércio mais flexível e eficiente e reduzir os custos de distribuição.

Além de fechar lojas, a Inditex disse que planeja abrir 450 novos pontos, avan- çando para um modelo de espaços maiores. A maioria das lojas menores que fecha como as mais antigas, pertence a outras marcas que não são Zara.

Uma posição de caixa líquida da empresa ficou em 5,8 bilhões de euros no final de abril, em comparação com 6,7 bilhões em abril do ano passado, informou o grupo.

Uma pandemia do novo coronavírus alcançou os varejistas em uma época em que eles enfrentaram problemas, e a pandemia provocou milhares de perdas de empregos e fechamentos permanentes de lojas no setor.

Na quarta-feira (10), os grupos de moda britânica Monsoon e Quiz inicram processos de insolvência. Centenas de empregos eliminados no Monsoon Accessorize.

As informações são da FolhaPress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado