EM TUAS SAGRADAS MÃOS, SENHOR!
Chegamos ao crepúsculo de 2023! A aurora de um ano novo vem breve. Mas, antes, o Natal de Jesus! Ah, que divino bálsamo para os nossos Espíritos! O Celeste Amigo, mais uma vez, nasce no mundo para encher de Fé Realizante e de Esperança o futuro das nossas existências eternas! Sim, eternas, porquanto caminhantes, neste orbe de barro e água, podemos divisar no horizonte Jesus, a Segura Morada de todos nós. É Natal! A linfa sublime que nos refresca a vida e dessedenta a nossa sede de Conhecimento Espiritual faz-se sentir ainda mais.“Glória a Deus nas Alturas, e Paz na Terra aos da Boa Vontade de Deus” (Lucas, 2:14). Essa é a Paz que nos devolve o equilíbrio de Alma e nos inspira mais e mais vida.
Mensagem de José de Paiva Netto
Novo presidente
A Eletronuclear está sob nova direção. O Conselho de Administração da empresa definiu a nomeação de Raul Lycurgo Leite para o cargo de diretor-presidente. Procurador federal, Lycurgo sucede Eduardo Grand Court.
Gás
O presidente do Sindicato Sindigás, Sergio Bandeira de Mello, destacou que um tema central no setor de GLP no ano de 2023 foi a mudança na cobrança de ICMS, com a adoção da alíquota ad rem, em substituição ao modelo anterior. Segundo ele, isso provocou em alguns estados significativo aumento no preço final do produto e avalia que a pauta tributária continuará demandando ainda bastante atenção ao longo de 2024.
Contagem regressiva
A tradicional festa de Réveillon do Iate Clube de Brasília, terá várias atrações especiais para o último evento do ano. No momento da virada, na orla da agremiação, o público presente será presenteado por um show pirotécnico com duração de cerca de dez minutos. A animação da festa, que terá saboroso buffet preparado por Renata La Porta, ficará a cargo da banda Terminal Zero e o VJ Nando Nitro.
Pausa
Depois de um ano de muito trabalho e importantes publicações, a coluna entra em recesso a partir de hoje, para recarregar as baterias e curtir merecido descanso. No dia 31 de janeiro retornarei ao batente, com todo o gás e muitas novidades. Desejo aos colegas do JBr, queridos leitores e amigos, um Feliz Natal e um Ano Novo pleno de muita saúde, amor, paz e prosperidade!
Cava
O espumante espanhol Cava estará em muitas mesas neste fim de ano e a D.O. (denominação de origem) só tem o que festejar! De janeiro a setembro, as vendas totais de Cava aumentaram 2,35% em comparação com o mesmo período de 2022, graças ao aumento das vendas no mercado interno, que cresceu um notável 7,65%. Isso representa um novo recorde histórico de vendas para a D.O. CAVA. O aumento tem sido mais moderado nos mercados de exportação, mantendo quase os mesmos níveis de vendas do ano passado (aumento de 0,33%).
Redução da vinha francesa
Já falamos aqui sobre os franceses que bebem cada vez menos vinho (o consumo caiu 70% em 70 anos!), sem falar da diminuição das exportações dos vinhos franceses. Para completar, o aquecimento global ameaça a vinha e todos os vinhedos franceses são afetados, exceto os grands crus (5% dos volumes). O Comitê Nacional Interprofissional de Vinhos de Denominação (CNIV) vem trabalhando numa saída de crise há quase um ano e vai propor um plano ao governo Francês, cujos detalhes serão finalizados no início de 2024. A discussão sobre a diminuição do potencial de produção está em cima da mesa, o setor gostaria de diminuir o vinhedo nacional em 100.000 hectares, ou seja, 13% da sua superfície atual (750.000 hectares).