Menu
Histórias da Bola
Histórias da Bola

VIRADA NO “MARACA”

Arquivo Geral

01/07/2018 12h54

Faltavam 24 dias para a Seleção Brasileira estrear nas Eliminatórias para a Copa do Mundo-1970, que seria no México. O time então dirigido por João Saldanha havia disputado e vencido dois amistosos, apertadamente, contra o Peru, e precisava mostrar mais força. Então, trouxe ao Maracanã o selecionado inglês, campeão do Mundial-1966, em suas plagas.

Desde que se enfrentaram pela primeira vez, em 1956, com vitória deles, em Londres, aquele seria o sétimo pega entre brasileiros e ingleses. Era 12 de junho de 1969 e 105 mil 649 almas estavam no estádio. Viram o visitante dominar 75 minutos de bola rolando, mas pra nada, pois só chutou pouco e de fora da área. Esbarrava na becaiada canarinha.

Para a revista carioca Fatos & Fotos – N 438, de 26.06.1969 – , o time da então Confederação Brasileira de Desportos-CBD, atual CBF, “à excessãso do lateral-esquerdo Rildo”, era formado por craques tecnicamente perfeitos e, psicologicamedte, amadurecidos. Naquela partida, a semanária viu o meia Gérson (de Oliveira Nunes) sendo o símbolo do que dizia, até quando a rapaziada canarinha andava atrás no placar. E deixava uma crítica: “…para uma competição como uma Copa do Mundo, ainda falta muita coisa….preparo atlético, fundamentalmente, um esquema de jogo”.

Fatos & Fotos gostou da tranquilidade canarinha durante a adversidade, iniciada aos 12 minutos, quando Colin Bell bateu na rede e o árbitro uruguaio Ramón Barreto ordenou nova saída de bola. Para seu repórter, o prélio forneceu lições para serem assimiladas – Tostão, aos 25m, em jogada que ficou famosas, por ter tocado na bola quando estava caído na pequena área, Jairzinho, as 32 minutos, viraram o placar.

Naquela noite, o treinador João Saldanha escalou um time com atletas do Santos e do Botafogo, exceto Tostão, do Cruzeiro. Atuaram: Gilmar; Carlos Aberto Torres, Djalma Dias e Joel Camargo e Rildo, Clodoaldo, Pelé e Edu Américo, santists, e os botafoguenses Gérson, Jairzinho e Paulo César Caju”, substituindo Edu.

O bom astral deixado pela vitória sobre os ingleses levou os chamados “Feras do Saldanha” para uma brilhante campanha nas Eliminatórias, entre 6 e 31 de agosto, mandando 2 x 0 e 6 x 2 Colômbia; 5 x 0 e 6 x 0 Venezuela; 3 x 0 e 1 x 0 Paraguai. Na Copa do Mundo, a rapaziada estreou com 4 x 1 Tchecoeslováquia, em 3 de junho. Do time que batera no “English Team”,, estiveram presentes naquela estreia Carlos Alberto, Clodoaldo, Gérson, Jairzinho, Tostão, Pelé e PC “Caju”, este entrando no decorrer da partida, quando o treinador já era Mário Jorge Lobo Zagallo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado