Menu
Histórias da Bola
Histórias da Bola

Primeirões do Gama

Primeiro gol e primeira vitória oficiais atingem 45 temporadas

Gustavo Mariani

06/07/2021 9h50

Criado o Campeonato Brasiliense de Futebol Profissional, pela Federação Metropolitana de Futebol, em 1976, o time do Gama era fraquíssimo. Em sua primeira disputa – Torneio Imprensa -, amistoso ocupando o tempo em que os clubes – na verdade, time – deveriam se legalizar para o profissionalismo -, entre seis participantes – Brasília, Ceub, Gama, Grêmio Brasiliense, Humaitá e Taguatinga (de início, Pioneira) -, ficou em penúltimo lugar, com os mesmos cinco pontos do Humaitá, só levando a melhor por tê-lo vencido (2 x 0), na primeira rodada. Ambos sofreram quatro derrotas, com gamenses 5 x 1 em gols pró e 15 x 13 em gols contra.

Depois de bater o Humaitá, o Gama foi varrido por (turno) 0 x 6 Ceub; 0 x 2 Humaitá; 1 x 5 Grêmio Brasiliense; 0 x 1 Taguatinga; 1 x 4 Brasília; 0 x 2 Flamengo-DF; 0 x 1 Canarinho; (returno) 1 x 4 Ceub e 0 x 3 Brasília.

No 29 de junho de 1976, obteve a sua primeira vitória oficial, por 1 x 0 Flamengo, e com gol marcado por Almir, jogando com: Morais; Dequinha, Serginho, Robertinho e Carlão; Chicão e Galego; Carlinhos Coenge (terceiro agachado na foto, da esquerda para a dirita), Oscar, Almir e Zé Luís, treinados por Jesus Santos. O primeiro gol oficial, no entanto, havia saído no 27 de abril, no mesmo estádio Pelezão do jogo citado antes. O autor é apelidado por Carlinhos Coenge e bateu na rede aos 35 minutos do primeiro tempo, quando o Grêmio Brasiliense já havia aberto 3 x 0.

No lance do gol, a defesa gremista rebateu a bola para o seu lado direito, tentando safar-se de carga gamense. Mas a maricota ofereceu-se para o Carlinhos Coenge, que viu o goleiro Diron adiantado e o encobriu. Time do dia: Noel; Carlão, Bil, Toninho Moura (Bastos) e Manoel Silva; Santana e Rildo; Carlinhos Coenge (Galego), Chicão, Roberto Soares e Dequinha, comandados por Jesus Santos.

Carlinhos ficou com a glória do primeiro gol oficial, mas o primeirão, embora não oficial, foi de Pedrinho Soares, em 17 de fevereiro do mesmo 1976, dos 2 x 0 Humaitá, no ainda chamado Estádio Governador Hélio Prates da Silveira, demolido e reconstruído para a Copa do Mundo-2014, quando já tinha o nome de Mané Garrincha.

Fundado pelo barbeiro e servidor público Hermínio Neves, o Tim, que tirou empréstimo em agência bancária, pra botar o time em campo, o Gama enfraqueceu-se mais, antes mesmo do final do Torneio Imprensa, perdendo cinco atletas – Redi, Pedrinho Soares, Arnaldo, Zequinha e Palito – para o Humaitá. Assim, a primeira vitória e gol oficial do Gama celebraram, neste 29 de junho de 2021, exatamente, 45 temporadas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado