Menu
Histórias da Bola
Histórias da Bola

Planaltina Boa de Bola

Arquivo Geral

08/12/2016 13h41

Distante 38 quilômetros de Brasília, Planaltina tinha campos de peladas onde o futebol movimentava a cidade satélite “mãe” da capital brasileira – recebeu a placa do seu marco zero brasiliense. Pela segunda metade de década-1970, os times peladeiros planaltinenses eram forte, levavam muita gente aos seus jogos e até olheiros equipes com o nome feito.

Um dos melhores torneios da época foi o Troféu Valfredo de Freitas, disputado por Flumenau, UDF-Universidade do Distrito Federal (convidado), Pupilos e Planaltina Esporte Clube, que aderiu ao profissionalismo, mais tarde. No primeiro pega, o Planaltina eliminou o Flumenau, por 1 x 0, com gol de Paulinho, garoto muito bom de bola. No segundo, o Pupilos repetiu este placar, com gol de Formiga, e expulsou a UDF. Veio a decisão e o “Planá” mandou 3 x 0 pra cima do Pupilos, com Luquita (2) e Paulinho fazendo a festa da galera.

O time campeão alinhou: Bolanda; Fiote, Badu, Wolfran e Zé David; Odilon e Waltinho; Luquita, Paulinho, Tonho Careca (Zé Mario) e Gaguinho. Os vice foram: Dene; Roberto, Ezequiel, Galego e Bosco; Idelfonso, Alécio (Preto) e Remo (Nonato); Augusto, Formiga e Paulo.

Detalhe: mesmo ficando em segundo lugar, o Pupilos teve dois jogadores, levados, para Belo Horizonte, por um olheiro do Cruzeiro. Um deles foi o Augusto. O outro foi Ademir, que não aparece nesta escalação. Remo foi um outro que saiu na leva. Tornou-se um dos líderes do futebol profissional candango, defendendo o Guará e o Brasília Esporte Clube. Paulinho de Almeida, então técnico do Vasco, ao vê-lo jogar, quis leva-lo para São Januário, mas ele preferiu uma proposta do futebol peruano. Em final de carreira, voltou a DF e formou-se em Educação Física.

Aquele torneio foi uma prévia das finais do Campeonato Amador da Liga Planaltinense de Futebol, que teria Flumenau, Pupilos e Planaltina decidindo. Como muitos times amadores candangos estavam disputando a Copa Arizona, a maior competição de peladeiros do país, com final em São Paulo, o triangular havia ficado para o mês de julho. Assunto para uma futura coluna.

Para os saudosistas que perguntaram a esta coluna quais os times que disputaram a Copa Arizona, aqui vai os nomes de alguns times que me lembro: Ajax do Guará, Ajax do Cruzeiro, Corinthians do Guará, Botafogo, Iguaçu, Pardal, Eletro, Codipe, Pão de Açúcar, Tupy, Paredão, Guanabara, Atlas, Datamec, Olímpico, Liberdade de Sobradinho; CEF, Americano, Veteranos do Colombo, Terracap, Gaminha, Vera Cruz, Brasmave e Auto Maqui.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado