Menu
Histórias da Bola
Histórias da Bola

IL DUCE” DA ZAGA

Arquivo Geral

29/08/2017 12h28

Já imaginou um cara ser registrado homenageando o ditador italiano Benito Mussolini e batizado pelo Papa? Pois aconteceu!

Aconteceu com o Benito Romano Fantoni, filho do atacante João Fantoni, o primeiro brasileiro a jogar no futebol italiano. Por aqui, ele era o Ninão. Seguinte: maior goleador do Campeoanto Mineiro, desde 1915, com 43 gols, e dono da melhor média mundial de gols por partida, em sua época (1,2), por ser descendente de italianos, a Lázio o levou e o teve entre 1931 e 1935.

Durante a sua primeria temporada italiana, às vésperas de nascer um filho, o presidente da Lázio, filho de Mussolini, prometeu ao Fantoni (como era chamado por lá), pagar todas as suas despesas hospitalares, caso ele marcasse um gol no jogo que viria pela frente. Bateu na rede e o cartola cumpriu com a sua palavra

Em 1931, quando o garoto chegou, agradecido por livrar o seu bolso, Ninão deu-lhe o nome de Benito Romano Fantoni, em homenagem ao pai do cartola e à cidade em que nascera (e viveu, por seis anos), Roma. De quebra, o Papa Pio XII o batizou, no Vaticano. Mais: Ninão era tão respeitado como atacante que, ao participar de uma briga em campo, em 1933, e ser incluído em inquérito judicial, “Il Duce” Mussolini ordenou que parassem com aquilo e livrou a sua cara.

Quando Ninão rertornou ao Brasil e ao Cruzeiro (antigo Palestra Itália), que havia defendido entre 1923 a 1931, foi vendo o gen de boleiro em Benito, que seguiu os seus passos, mas como zagueiro central – ganhou três títulos estaduais, na década-1950. Antes, entre 1949 e 1951, fora cruzeirense, para não perder o costume da família.

Um outro dado interessante é que Benito e o também zagueiro Procópio Cardoso Neto casaram-se com irmãs de William, um outro zagueiro e que atuou ao lado de ambos, tanto no Galo como na Raposa.

Ao encerrar a careira, Benito trabalhou e aposentou-se como servidor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Embora tivesse nascido na Roma, ganho o nome de ditador igaliano e sido batizado pelo Papa, ele era cidadão brasileiro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado