fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Histórias da Bola

Gato no Teto

O Campeonato Brasilense de Futebol da Série A-2006 contou com as participações do mineiro Unaí, do goiano Luziânia e da filial do carioca CFZ-Centro de Futebol Zico

Avatar

Publicado

em

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília
PUBLICIDADE

A casa estava fechada desde a temporada-2004, para reforma do gramado, e foi reaberta na presença de 1.200 empolgados pagantes que gastaram R$ 3.600,00 para empurrar o “Gato” a subir na tabela. E terminaram recompensados por um dos gols mais rápidos do seu time, aos três minutos da vitória, por 2 x 1, sobre o Dom Pedro, time quase sem torcida.

O atacante Johnes foi o herói da tarde, marcando os dois tentos alvinegros ceilandenses. No a jato primeiro deles, o veloz ponta-direita Abimael sofreu falta, atacando. O lateral-direito Bruno fez a cobrança, enviando a “maricota” para a área defendida pelo time do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Mas, em vez de a “patota imperial” apagar a ameaça de fogo, Johnes foi mais rápido e acendeu o pavio da galera. Subiu ao segundo andar e, de cabeça, à queima roupa, incendiou a moçada: 1 x 0.

Mesmo buscando a pelota no fundo da rede, o time alvirrubro dos Bombeiros pareceu não ter aprendido a evitar prejuízos. Em nova jogada de Abimael, pela direita, este livrou-se da marcação de dois visitantes, viu Johnes bem colocado e enviou-lhe um cruzamento de bola, para o chapinha faturar e escrever na conta com o pé direito: 2 x 0.

Mais emoções ainda estavam reservadas para a etapa inicial. Aos 44 minutos, Rogerinho cobrou falta, com perfeição, mandando a bola passar pela junção dos postes vertical e horizontal direitos da baliza do “Gato”: 2 x 1 e placar definitivo, pois o segundo tempo foi de administração do marcador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ceilândia, treinado por Mauro Fernandes, venceu com: João Carlos; Bruno, Adriano, Edgar e Tércio; Leandro Leite, Lucas, Leandro Tavares (Myron) e Everton (Luiz Fernando); Abimael (Viola) e Johnes. O Dom Pedro, dirigido por Marquinhos Bahia, teve: Osmair; Jocelino, Alex, Panda e Paulinho (Almeida); André, Zé Ricarte, Andrei e Rogerinho (Pio); Zinho Goiano e Michel (Júnior). A rodada daquele domingo teve, ainda, Guará 0 x 4 Luziânia e Unaí 2 x 2 CFZ.

Primeirona

Maria Abadia é a primeira mulher homenageada com nome em estádio de futebol no Brasil. A honra fora porque, como assistente social, ela tivera papel preponderante na formação da cidade de Ceilândia, cujos moradores viviam em uma favela chamada de Morro do Urubu. Além disso, era uma das fundadores do Ceilândia Esporte Clube.

Devido a popularidade que ganhou em seus 10 anos como administradora de Ceilândia, Abadia foi eleita, em 1986, para a primeira bancada de deputados federais do povo brasilense. Teve dois mandatos no Congresso Nacional (1987 a 1991 e 1999 a 2002) e, entre 1991 e 1994, esteve na Câmara Legislativa candanga. De 2003e 2006 foi vice-governadora do DF, antes de tornar-se a décima-segunda ocupante do cargo, de 2006 e 2007.




Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade