Menu
Histórias da Bola
Histórias da Bola

Gato no teto do placar

Arquivo Geral

30/08/2016 11h19

Atualizada 31/08/2016 14h54

O Campeonato Brasilense de Futebol da Série A-2006 contou com as participações do mineiro Unaí, do goiano Luziânia e da filial do carioca CFZ-Centro de Futebol Zico. Na primeira rodada, em 15 de janeiro, a atração principal foi a reabertura do Estádio Maria de Lourdes Abadia, o Abadião, em Ceilândia.

A casa estava fechada desde a temporada-2004, para reforma do gramado, tendo sido foi reaberta na presença de 1.200 empolgados pagantes que gastaram R$ 3.600,00 para empurrar o “Gato” a subir na tabela. E foram recompensados com um dos gols mais rápidos do seu time, aos três minutos da vitória, por 2 x 1, sobre o Dom Pedro, time quase sem torcida.

O atacante Johnes foi o herói da tarde, marcando os dois tentos alvinegros ceilandenses. No a jato primeiro deles, o veloz ponta-direita Abimael sofreu falta, atacando. O lateral-direito Bruno fez a cobrança, enviando a “maricota” para a área defendida pelo time do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Mas, em vez de a “patota imperial” apagar a ameaça de fogo, Johnes foi mais rápido e acendeu o pavio da galera. Subiu ao segundo andar e, de cabeça, à queima roupa, incendiou a moçada: 1 x 0.

Mesmo buscando a pelota no fundo da rede, o time alvirrubro dos Bombeiros pareceu não ter aprendido a evitar prejuízos. Em nova jogada de Abimael, pela direita, este livrou-se da marcação de dois visitantes, viu Johnes bem colocado e enviou-lhe um cruzamento de bola, para o chapinha faturar e escrever na conta com o pé direito: 2 x 0.

Mais emoções ainda estavam reservadas para a etapa inicial. Aos 44 minutos, Rogerinho cobrou falta, com perfeição, mandando a bola passar pela junção dos postes vertical e horizontal direitos da baliza ceilandense: 2 x 1 e placar definitivo, pois o segundo tempo foi de administração do marcador.

O Ceilândia, treinado por Mauro Fernandes, venceu com: João Carlos; Bruno, Adriano, Edgar e Tércio; Leandro Leite, Lucas, Leandro Tavares (Myron) e Everton (Luiz Fernando); Abimael (Viola) e Johnes. O Dom Pedro, dirigido por Marquinhos Bahia, teve: Osmair; Jocelino, Alex, Panda e Paulinho (Almeida); André, Zé Ricarte, Andreo e Rogerinho (Pio); Zijnho Goiano e Michel (Júnior). A rodada daquele domingo teve, ainda, Guará 0 x 4 Luziânia e Unaí 2 x 2 CFZ.

PRIMEIRONA – Maria Abadia é a primeira mulher homenageada com nome em estádio de futebol no Brasil. A homenagem foi porque, como assistente social, ela teve papel preponderante na formação da cidade de Ceilândia, cujos moradores viviam em uma favela chamada de Morro do Urubu. Além disso, foi uma das fundadores do Ceilândia Esporte Clube.

Devido a popularidade que ganhou em seus 10 anos como administradora de Ceilândia, Abadia foi eleita, em 1986, para a primeira bancada de deputados federais do povo brasilense. Teve dois mandatos no Congresso Nacional (1987 a 1991 e 1999 a 2002) e, entre 1991 e 1994, esteve na Câmara Legislativa candanga. De 2003e 2006 foi vice-governadora do DF, antes de tornar-se a décima-segunda ocupante do cargo, de 2006 e 2007.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado