Menu
Histórias da Bola
Histórias da Bola

Excursão do Brasília-1979

Antigamente, a rapaziada candanga saía para mostrar o seu veneno em outras plagas

Gustavo Mariani

31/10/2021 8h36

Atualizada 03/11/2021 8h39

O Brasília Esporte Clube, por exemplo, botou muito o pé na estrada.

Em 1979, o time que era mantido pela gente da Associação Comercial do DF girou pelos interiores de Minas Gerais e de São Paulo, encarando times de força equivalentes e fazendo bonito, por cotas que iam até a casa dos Cr$ 30 mil cruzeiros, a moeda da época. Nada mau, para pagar os salários dos astros Ernani Banana, Péricles Carvalho e Edmar Bernardes.

Nesse giro, iniciado em fevereiro, o Brasília, com três gols de Edmar, estreou mandando 3 x 0 Uberlândia-MG, mesmo cansado por uma viagem que terminou na madrugada do dia da partida. No jogo seguinte, ficou no 0 x 0 Fernandópolis-SP, time dirigido por Dicão, um dos seus ex-treinadores e que teve ao seu favor a “patriotada” do árbitro Irineu de Sousa, que anulou gols legítimos, de Banana e Ney, e deixou de assinalar pênaltis sobre Banana e Péricles.

Para fazer o terceiro amistoso, o Brasília voltou ao interior mineiro e mandou mais um 3 x 0, com a vítima sendo a Associação Desportiva Guaxupé e os “matadores “Edmar (2) e Péricles.

O quarto compromisso foi 1 x 1 Votuporanguense-SP, com gol do lateral-esquerdo Odair Galetti, que fez um “overlaping” no lance, com o atacante Jorgeney Nery, o Ney. Mais uma vez, rolou “patriotada” da arbitragem, tirando a vitória do time do treinador Cláudio Garcia. Novo empate, por 2 x 2, foi o placar do jogo seguinte, contra a Associação Esportiva Araçatuba-SP, com mais de 70% do prélio dominado pelo “Colorado do Planalto”, apelido que não pegou. O Brasília sofreu o primeiro gol, correu atrás do empate e mandou três bolas contra a trave do anfitrião, até Ney bater na rede, cinco minutos depois do choque. Sete minutos depois, o mesmo Ney virou o placar, definido nos “dois pra lá, dois pra cá” ainda no primeiro tempo.

Próximo pega, 1 x 1 Uberaba-MG com Ney abrindo a conta e sendo um dos grandes nomes do jogo, juntamente com Luís Carlos Teixeira, o “Calica”, Maurinho e Péricles. Por fim, o Brasília encerrou o roteiro com 2 x 2 Araguari-MG, com Péricles e Banana batendo na rede.

Para o supervisor Carlos Romeiro, o mais importante para o Brasília não fora a invencibilidade, mas abrir mercado, tendo ele anunciado convites para mais amistosos em Rio Claro, Orlândia, Presidente Prudente e São Caetano do Sul. Mais: Banana ficou na mira de clubes paulistas, com maior interesse da Portuguesa de Desportos; Péricles recebeu propostas de Uberaba, Uberlândia e Fernandópolis, clube que interessou-se, também, por Emerson Baraga, além de Araçatuba e Guaxupé, enquanto Odair ficou na mira do Uberaba.

Cláudio Garcia usou este time-base durante os amistosos: Jonas; Ferreti, Jonas ‘Foca”, Emerson (Luiz Carlos ‘Calica’) e Odair; Paulinho, Péricles e Ernani ‘Banana’; Wilmar, Edmar e Ney. Também entraram durante os jogos: Mário, Maurinho, Raimundinho ‘Baianinho”, Moreirinha e Zezinho Maranhão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado