Menu
Histórias da Bola
Histórias da Bola

Coincidências marcam trajetória do capitão Virgulino Ferreira e do almirante Vasco da Gama

Em 27 de julho de 1938, Lampião era traído e metralhado pela polícia sergipana. Três dias antes, o Vasco da Gama era fuzilado, por 1 x 3, pelo Flamengo

Gustavo Mariani

12/02/2021 15h48

Dois nascimentos marcaram o Brasil de 1898: do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, registrado civilmente, em 18 de julho, e do Club de Regatas Vasco da Gama, fundado em 21 de agosto. Portanto, com a diferença de 33 dias.

Lampião, que tinha tal apelido devido ao clarão que provocava nas noites da caatinga nordestina, com a sua arma – o rifle Mauser e a espingarda Winchester eram os mais usados pelo seu bando – começou a desafiar a ordem vigente, em 1919, quando a polícia matou o seu pai. Ele jurou vingança e, junto com dois irmãos, entrou para o grupo do cangaceiro Sinhô Pereira. Em 1922, já era o líder da turma.

Em 1922, o Vasco da Gama vingava-se da elite que tentava expulsá-lo do futebol carioca, por escalar negros em suas equipes. Conquistou o título de campeão estadual da Segunda Divisão,. Na temporada seguinte, foi o campeão da Série A, vencendo grande parte das partidas virando o placar, no segundo tempo, quando os adversásrios não tinham mais fôlego para encará-lo, como os macacos, isto é, os policiais que fugiam de Lampião.

Lampião nasc eu pernambucano, em Serrra Talhada. O Vasco da Gama cresceu carioca na colina de São Januário. Em Pernambuco, mandou buscar vários dos grandes ídolos de sua torcida, entr eles Ademir Menezes, Vavá, Almir Albuquerque e Juninho Pernambucano. Também, sob o comando do treinador pernambucano Gentil Cardoso, venceu o Campeonato Carioca-1952, o último da sua fase Expresso da Vitória.

Ainda na década-1920, era grande meta do governo do presidente Washington Luis, de prender o líder comunista Luís Carlos Prestes. Para isso, Lampião foi legalizado e lhe concedida a patente de capitão, com a ajuda do padre Cícero Romão Batista. Derrubado do poder, em 1930, por Getúlio Vargas, e mantido preso no Rio de Janeiro, Washington Luis, que negara licença ao Almirante para importa cimento da Europa, quando construía o seu estádio, pediu aos novos donos do poder para permití-lo, ao menos, se alimentar com o que saía da cozinha da seqe do Clube de Regatas Vasco da Gama.

Em 1930, Lampião transformava Maria Bonita na primeira mulher do cangaço. No futebol brasileiro, no qual só homens lideravam torcidas organizadas, o Vasco da Gama lançou a primeira delas no ofício, a jovem Dulce Rosaslinda, em 1956, aos 22 de idade.

Em 1936, pela primeira vez, as atividades de Lampiãio e seus cangaceiros eram filmados na caatinga. Naquela temporada, o Vasco da Gama conquistava o seu quinto título de campeão carioca – antes, em 1922,/23/29/34.

Em 27 de julho de 1938, Lampião era traído e metralhado pela polícia sergipana. Três dias antes, o Vasco da Gama era fuzilado, por 1 x 3, pelo Flamengo, um dos seus maiores perseguidores na décadas-1920. Portanto, várias coincidências marcaram as caminhadas do guerreiro social Vasco da Gama e do guerrilheiro que ora foi bandido e ora esteve na legalidade pelos interesses do Governo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado