Menu
Histórias da Bola
Histórias da Bola

Aviso aos gamenes

Arquivo Geral

21/12/2017 20h04

Atenção, torcida do Gama: com uma temporada de antecedência, esta coluna lembra-lhe que, em 20 de dezembro de 2018, o “Periquitão” estará comemorando 20 temporadas que conquistou o seu maior título, de campeão brasileiro de futebol da Série-B. Portanto, se os cartolas se esquecerem, prepare a festa.

Você que foi ao velho Mané Garrincha naquela tarde ensolaradíssima dos 3 x 0 Londrina-PR, lembra-se? Se já esqueceu, recorde que o Gama deixou claro, de saída, que queria o caneco. Rapidão, Deda assustou o “Tubarão” paranaense, com um chute de fora da área. Pouco depois, aos sete minutos, houve uma falta pela direita do ataque gamense. Rodrigo Backham” cobrou e mandou a bola para o bico da grande área, onde estava Renato Martins (substituía o suspenso Nei Júnior) para cabecear e abrir a conta: 1 x 0 e seu quinto tempo na disputa.

O Gama queria mais. Instantes depois do gol, Rodrigo voltou a servir Renato Martins, que quase faz mais um. De suas parte, o Londrina levou 21 minutos para assustar, em cabeçada por Alaor, mas com o goleiro Marcelo Cruz indo lá em cima e espalmado a pelota par fora.

Como quem não faz leva, diz o ditado, aos 29, mais uma vez Rodrigo apareceu bem na partida. Produziu grande lance individual e serviu William, que balançou a rede, pegado forte, do bico da grande área: 2 x 0.

Ainda estava cedo, mas a torcida gamense já começou a comemorar. No entanto, o gol que matou de vez “Tubarão” só saiu aos 33 do segundo tempo, quando ele tentou fazer um cruzamento, da esquerda, pegou mal na bola, mas esta tomou o rumo do filó, com a ajuda do surpreso goleiro paranaense, que ainda ajudou, espalmando a pelota para a sua rede: 3 x 0.

A torcida alviverde jogou junto desde quando a rapaziada pintou no gramado. Explodiu fogos de artifícios, com fumaça verde, e antecipou o tradicional grito de “é campeão, é campeão”. E, como manda a tradição do futebol brasileiro, após o último apito do árbitro, a moçada invadiu o gramado para saudar os seus heróis. O treinador Wagenr Benazzi foi jogado para o alto, por dezenas de braços, e Wagner Marques (presidente de honra) foi carregado nos ombos por um torcedor. Tudo isso enquanto o presidente do clube, Agrício Braga Filho, ajoelhava-se, erguia o baços e agradecia ao Céu pelo caneco.

Evidentemente, não faltou a volta olímpica, exibindo um troféu oferecido pela Federação Metropolitana de Futebol (atual Federação Brasiliense), contando com as participações do meia Ésio (recuperando-se de fratura na perna direita) e dos suspensos Humberto e Nei Júnior que, antes dessa partida, só havia atuado por 45 minutos quando o treinador era o ex-lateral-direito vascaíno Orlando “Lelé”.

Quem quase não participou da fetança da vitória foi o prncipal goleador do time, o meia Rodrigo, muito assediado pela galera e que precisou de uma forcinha da segurança para, também, entrar no rebolo.

Para carregar o caneco, o Gama disputou um quadrangular final, do qual saiu invicto em seis partidas. Vencendo duas (Botafogo, de Ribeirão Preto, fora de casa, por…, e Londrina, em casa, por 3 x 0) e empatou quatro (0 x 0 Londrina, fora; 2 x 2 Desportiva-ES, em casa e fora, e 1 x 1 Botafogo-RP, no Bezerrão). Além de Rodrigo (8) e Renato Martins (5), outros dois “matadores” que se destgacaram foram Ndi Júnior e Humbeto, que deixaram quatro bolas no barbante, cada um.

Com 10 pontos no qudrangular final, o Gama marcou 10 e levou seis gols. Pela ordem, a classificação teve Botgafoglo-RP (9), Desportiva (6) e Londrina (5 pontos).

Público e renda da partida não foram divulgados. O Gama teve: Marcelo Cruz; Paulo Henrique, Gérson (Adriano), Jairo e érson (Adriano), Jairo e Rochinha; Deda, Kabila, William e Rodrigo; Nei Bala (Robertinho) e Renato Martins (Romualdo). O Londrina foi: Renato; Valder, Ivanildo e Marcelo (Adoílson); Marquinhos Capixaba (Alemão), Renan, Wagner, Luiz Carlos e Carlos Alberto (Gilmar Nass); Mauro e Alaor. Técnico: Varlei de Carvalho.

Os gamenses ganharem estas notas pela partida: William, 9; Marcelo Cruz, Jairo, Renato Martins e Rodrigo, 8; Paulo Henrique, Gérson, Adriano, Rochinha e Deda, 7; Nei Bala, Kabila, Robertinho e Romualdo, 6.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado