Menu
Futebol ETC
Futebol ETC

Vini Jr tinha razão quando implorou para os espanhóis combaterem o racismo

“Vá de máscara ao estádio Metropolitano. E assim poder insultar Vinicius sem ser identificado”, é a campanha da torcida do Atlético para o jogo com o Real Madrid

Marcondes Brito

29/09/2024 6h09

vinijr

Reprodução

No começo deste mês de setembro, o jogador brasileiro Vinícius Jr causou uma enorme polêmica ao afirmar que a Espanha deveria perder o direito de sediar a Copa do Mundo de 2030 se não conseguir avançar no combate ao racismo. O prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida, reagiu indignado, afirmando que ele tem que “se desculpar” pelas palavras: “Somos todos conscientes de que há episódios racistas na sociedade e que temos que trabalhar duro para eliminá-los. Mas é profundamente injusto com a Espanha, e, particularmente, com Madri, dizer que somos uma sociedade racista e que, além disso, se coloque em risco a celebração da Copa do Mundo 2030 aqui”, afirmou.

Pois agora estamos diante de uma situação bem constrangedora, que, de alguma forma, corrobora com o ponto de vista de Vini Jr: “Vá de máscara ao estádio Metropolitano. E assim poder insultar Vinicius sem ser identificado, no jogo entre Atlético e Real Madrid, por La Liga, neste domingo (29)”. É a ideia que um grupo de atleticanos ​​teve esta semana e que vem se espalhando nas redes sociais: “Nunca pare de insultar, mas cubra-se para continuar fazendo isso”, recomendam os líderes do movimento.

Os dirigentes da Federação Espanhola apressaram-se em dizer que – com base no Código Penal do país, que contempla em suas páginas o ‘crime de incitação ao ódio’ – estão sugerindo a prisão dos idealizadores dessa desprezível iniciativa racista.

“A LaLiga condena veementemente essas ações que incentivam, promovem e incitam ao ódio contra uma pessoa específica, neste caso Vinicius, devido à sua raça. […] Informamos que procederemos à denúncia formal e solicitaremos a prisão imediata dos instigadores. Esta campanha constitui um crime de incitação ao ódio, claramente definido no Código Penal”, diz a Nota.

Tudo bem, foi uma reação bem rápida desses cartolas, e tomara que esses marginais seja presos imediatamente. Mas, cá entre nós, Vinícius Jr não está de todo equivocado quando diz que a Espanha é um país que precisa se esforçar um pouco mais para combater o racismo nos estádios de futebol.

Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociais, agora também no Bluesky. Junte-se a nós. @marcondesbrito.bsky.social. Mande sugestões para a coluna pelo email mbritofuteboletc@gmail.com

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado