Menu
Futebol ETC
Futebol ETC

Todos cresceram nas redes sociais, mas o Flamengo cresceu mais do que todos

A continuar nesse ritmo, em dois ou três anos o Flamengo certamente terá o dobro de seguidores do Corinthians, o 2º colocado

Marcondes Brito

06/07/2024 6h24

85fc31ff ab3e 4ace 9af6 71364d6a0df1

85fc31ff ab3e 4ace 9af6 71364d6a0df1

Estamos diante de mais uma atualização das bases digitais dos principais clubes brasileiros, feita pelo Ibope-Repucom, que soma mensalmente os perfis oficiais nas cinco redes sociais mais utilizadas: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e TikTok.

Não chega a ser novidade a manutenção do Flamengo no topo da lista dos 50 clubes que são monitorados pelo Ibope, mas é importante destacar que, se todos os clubes estão crescendo nas redes sociais, o Rubro-negro carioca cresce mais do que todos os outros.

Comparamos os números de dois anos atrás com os que foram divulgados esta semana pelo instituto de pesquisa. Em julho de 2022, o Flamengo liderava com 47 milhões de seguidores, seguido pelo Corinthians, que tinha 28 milhões.

No levantamento mais recente, o Flamengo segue em 1º com  58 milhões e o Corinthians permanece em 2º  com 36 milhões. A continuar nesse ritmo de crescimento, em dois ou três anos o Flamengo certamente terá o dobro de seguidores do Corinthians.

Na gráfico abaixo você pode ver a posição dos 50 clubes incluídos neste ranking, e, mais uma vez chama a atenção a presença do Ibis – autoproclamado o pior time do mundo –  em 26º lugar, com 1,4 milhão de adeptos, à frente de diversas equipes das Séries A e B.

 Este é, seguramente, um caso que merece ser estudado por especialistas.

ibope
ibope

Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociais, no Twitter e também no Instagram. Mande sugestões para a coluna pelo email mbritofuteboletc@gmail.com

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado