O Brasileirão virou uma festa para os gringos, especialmente para os argentinos. Os ‘hermanos’ dominam a Série A com um total de 41 jogadores, seguidos por uruguaios (26), colombianos (17) e paraguaios (10), segundo levantamento feito pelo site Torcedores. com.
Ao todo, temos jogadores de 14 nacionalidades diferentes, somando 123 estrangeiros no Brasileirão. O Grêmio é o time com mais estrangeiros, com 11 jogadores. Em seguida aparecem Atlético-MG, Botafogo e Internacional, com nove gringos cada.
E, a propósito dessa “invasão argentina”, a coluna Futebol Etc foi pesquisar para saber quantos brasileiros atuam no futebol argentino. Então, ficamos sabendo que existe apenas um brazuca jogando por aquelas bandas. Chama-se Lenny Lobato, natural de Búzios-RJ, mas de família argentina. Ele passou pela base do Madureira antes de se transferir de vez. Joga atualmente no Vélez Sarsfield.
Lenny é destaque frequente nas transmissões do Vélez não só pelo futebol. O brasileiro é neto de Nélida Lobato, célebre atriz e bailarina argentina dos anos 70. O atleta não conheceu a familiar, que morreu em 1982, mas a relação é frequente: “Na internet sempre falam: ‘ele é neto de quem?’, porque cansaram de falar isso na tv que todo mundo lembra”, disse o atleta à revista Placar.
Para Lenny, a economia é a principal justificativa da ausência de jogadores brasileiros na Argentina.
“Hoje é inviável. Hoje e anos atrás também. Um dos maiores salários da Argentina, de quem joga no Boca ou River, deve ser de uns 500 mil reais. Não chega nem perto dos maiores salários do futebol brasileiro. O fator econômico é o principal”, destaca Lenny.
Quero crer que a questão financeira deve influenciar, sim, mas, cá entre nós, os nossos “hermanitos” querem mesmo é distância dos brasileiros, essa é que é a realidade.
Os gringos na Série A do Brasileirão
Argentina – 41 jogadores
Uruguai – 26
Colômbia – 17
Paraguai – 10
Chile – 8
Equador – 8
Venezuela – 6
Angola – 1
Costa Rica – 1
Dinamarca – 1
França – 1
Peru – 1
Portugal – 1
República do Congo – 1

Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociais, no Twitter e também no Instagram. Mande sugestões para a coluna pelo email mbritofuteboletc@gmail.com