Já falamos reiteradas vezes aqui na coluna que a matemática dos times candidatos ao título do Brasileirão não pode ser confundida com uma “ciência exata” – aquela que estuda os fenômenos do universo por meio de métodos quantitativos. Jamais!
Essa matemática é apenas um retrato de momento do torneio, e pode mudar completamente em uma ou duas rodadas. Mas, agora que atingimos a 30ª rodada, estamos diante de uma situação curiosa: os matemáticos de plantão estão “batendo cabeça”.
Os sites fornecem estimativas, com diferenças entre eles e variações a cada rodada. Eles encaram um desafio: lidar com uma quantidade extraordinária de informações para prever resultados, mas precisando optar por algumas variáveis para avaliar probabilidades, simulando modelos simplificados de um campeonato.
Não há consenso se o Botafogo, líder com 61 pontos, é o maior favorito ao título. Pelo contrário: a maioria dos “calculadores de plantão”, acredita que o campeão será o Palmeiras. Veja os números de quatro sites especializados:
INFOBOLA
- Botafogo – 50%
- Palmeiras – 45%
- Fortaleza – 4%
- Flamengo – 1%
UFMG:
- Palmeiras – 49,4%
- Botafogo – 42,8%
- Fortaleza – 6,5%
- Flamengo – 0,74%
ESPIÃO ESTATÍSTICO/GE
- Palmeiras – 53,44%
- Botafogo – 42,39%
- Fortaleza – 2,06%
- Flamengo – 1,16%
CHANCE DE GOL
- Palmeiras – 70%
- Botafogo – 28%
- Fortaleza – 1,2%
- Flamengo – 0,6%
Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociai: Twitter; Instagram, e agora também no Bluesky. Junte-se a nós. @marcondesbrito.bsky.social. Mande sugestões para a coluna pelo email mbritofuteboletc@gmail.com