Faltam 55 dias para Endrick ser integrado ao elenco do Real Madrid. No acordo que o clube espanhol tem com o Palmeiras – que envolveu o pagamento de quase R$ 350 milhões – o garoto que nasceu em Brasília no dia 21 de julho de 2006, deve apresentar-se quando completar 18 anos.
Antes disso, Endrick vai despedir-se do Palmeiras nesta quinta-feira (30), no jogo contra o San Lorenzo, pela Libertadores. Depois, estará a serviço da Seleção Brasileira, que terá amistosos contra México e Estados Unidos nos dias 8 e 12 de junho, e logo depois disputará a Copa América nos Estados Unidos, entre 14 de junho a 14 de julho.
Endrick chegará na Europa com um status bem diferente de Vinicius e Rodrygo, que já brilhavam no Flamengo e no Santos, mas não tanto quanto ele no Palmeiras. Desde que se tornou profissional, em 2022, o atacante fez 79 jogos pelo Palmeiras, marcou 21 gols (18 deles foram feitos após a concretização da venda para o Real), e ganhou dois títulos do Brasileirão.
Possivelmente, Endrick desembarcará no mesmo momento em que o melhor time do mundo vai anunciar a contratação do francês Mbappé. Mas nada parece assustar o garoto brasiliense.
Embora não haja nada assinado em seu contrato, a ideia é que ele seja imediatamente incorporado ao time principal, sem a necessidade de disputar alguns jogos pelo Castilla, como aconteceu com Vini e Rodrygo. O Castilla é o “Real Madrid B”, que disputa a segundonas da Espanha. É lá que os garotos da base e os atletas mais jovens que são contratados pelo clube ganham experiência.
Alguns também são cedidos por empréstimo, como foi o caso de Casemiro, que jogou no Porto, de Portugal. Com Endrick tudo será diferente. Considera-se que, apesar da idade, ele chega muito experiente, com títulos no bolso e com uma Copa América disputada.
Na mídia espanhola, o que se diz é que “Endrick é mais que futebol para o Real Madrid. Ele já é um ícone global que é seguido por mais de 14 milhões de pessoas em suas redes sociais, sendo dez milhões só no Instagram. É o único jogador menor de idade a atingir estes números, à frente de Lamine Yamal (6,8 milhões) ou Pau Cubarsí (1,7 milhões)”, destacou o Diario As neste fim de semana.
Assim, o atleta não para de receber propostas de patrocinadores. Endrick já conta com cinco anunciantes oficiais: New Balance (tênis e linha própria de roupas), OdontoCompany (empresa de higiene bucal), HBO Max, Rei do Pitacob (casa de apostas), Neosaldina (farmacêutica), e agora a Natura, marca líder em beleza e cuidados pessoais no Brasil e na América Latina.
Ao que parece, não há limites para Endrick Felipe Moreira de Sousa, esse produto “tipo exportação”, genuinamente candango.

Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociais, no Twitter e também no Instagram. Mande sugestões para a coluna pelo email mbritofuteboletc@gmail.com