Menu
Futebol ETC
Futebol ETC

O Brasil é hexa! Ganhamos a Copa do Mundo de Futsal no Uzbequistão

Vitória sobre a Argentina na grande final dá à Seleção Brasileira o primeiro título da “Era Ednaldo Rodrigues” na CBF

Marcondes Brito

06/10/2024 15h01

futsal

Reprodução

Se é um hexacampeonato que você quer, então está aí o que você queria! O Brasil é campeão mundial de futsal, após vencer a Argentina neste domingo (6), por 2 x 1, na Arena Humo, em Tashkent, no Uzbequistão. em uma final inédita e histórica. Rafa Santos e Ferrão marcaram e deram a vitória ao time canarinho. Rosa descontou para os ‘hermanos’. É a primeira vitória de uma Seleção na “Era Ednaldo Rodrigues” na presidência da CBF.

Anteriormente, o Brasil já havia vencido a Copa do Mundo de Futsal em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012 – a última vez que havia chegado à final até a atual edição do Mundial. A Argentina, por outro lado, foi campeã em 2016 e disputou a decisão contra Portugal em 2021, quando ficou com o segundo lugar.

O Brasil abriu o placar aos 14 minutos do fim do primeiro tempo. Em cobrança de falta, Marcênio bate cruzado, e Ferrão se antecipa à defesa e finaliza de primeira para abrir o placar: 1 a 0. Logo quando a bola estufou as redes, o pivô brasileiro sentiu dores na perna direita, lesão que o tirou de jogos no Mundial.

Aos 12 minutos do fim da etapa inicial, a Seleção quase perdeu um de seus craques. O ala Pito, atual melhor jogador do mundo, acertou pisão no tornozelo de Matias Rosa. A Argentina chegou a pedir para que o lance fosse revisado no vídeo suporte. O juiz, porém, optou pela não aplicação do cartão vermelho.

Já aos sete minutos do fim do primeiro tempo, o Brasil ampliou. Marcelo fez linda jogada pela ala direita, com direito a caneta no adversário, e rolou para Felipe Valério, que finalizou forte. O goleiro argentino fez a defesa, mas a bola voltou no joelho direito de Rafa Santos e estufou a rede: 2 a 0.

Diferentemente da primeira etapa, a Seleção ‘furou’ a bola e impediu que os argentinos se postassem em quadra. A dois minutos do fim do jogo, os ‘hermanos’ descontaram. Como goleiro linha, Matias Rosa aproveitou rebote para fazer o 2 a 1, mas nada que fosse o suficiente para tirar o hexacampeonato brasileiro.

img 3371
O chororô dos hermanos no jornal Olé

Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociais, agora também no Bluesky. Junte-se a nós. @marcondesbrito.bsky.social. Mande sugestões para a coluna pelo email mbritofuteboletc@gmail.com

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado