Após a 18ª rodada do Brasileirão – e a uma rodada de acabar o 1º turno – começaram a aparecer os cálculos matemáticos com as possibilidades de título e de rebaixamento. Claro que essa matemática aí não é uma ciência exata, aquela que estuda os fenômenos do universo por meio de métodos quantitativos. Essa matemática é apenas um retrato de momento do torneio, e pode mudar completamente em duas ou três rodadas.
Pois bem, no cálculo mais recente, feito pelo Departamento de Matemática da UFMG, o Botafogo é o time com mais chances de ser campeão, com 43,9% de possibilidades.; enquanto o Fluminense é o time mais ameaçado de ser rebaixado com 86,7%.
Vale lembrar que esse mesmo Botafogo registrou no ano passado a melhor campanha de 1º turno da história do atual formato do Brasileirão. Com 15 vitórias na competição, alcançou os 47 pontos conquistados pelo Corinthians, em 2017, mas com um triunfo a mais.
No cenário atual, as chances do Botafogo são percentualmente maiores do que as de Palmeiras e Flamengo, juntos. O torcedor botafoguense, claro, está animadíssimo, mas, desta vez, muito mais precavido para evitar uma frustração semelhante àquela de 2023.
A seguir, veja quais são as chances matemáticas de título e de rebaixamento no Brasileirão deste ano:
Chance de título
Botafogo – 43,9%
Palmeiras – 18,6%
Flamengo – 13,7%
Fortaleza – 8,2%
Cruzeiro – 5,6%
São Paulo – 4,3%
Bahia – 2,5
Ameaça de rebaixamento
Fluminense – 86,7%
Atlético-GO – 86,3%
Vitória – 56,7%
Grêmio – 51,4%
Criciúma – 32,3%
Corinthians – 29,6%
Cuiabá – 20,5%
Internacional – 10,2%
Juventude – 10,0%
Vasco da Gama – 7,9%
Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociais, no Twitter e também no Instagram. Mande sugestões para a coluna pelo email mbritofuteboletc@gmail.com