Menu
Futebol ETC
Futebol ETC

Não é piada: Dorival já deu um “nó tático” em Espanha e Inglaterra, finalistas da Eurocopa

Hoje todos contestam a capacidade de Dorival, mas lembre-se que, três meses atrás, ele enfrentou de igual para igual os finalistas da Eurocopa

Marcondes Brito

11/07/2024 6h13

brasilxinglaterra

Reprodução/X

A Seleção Brasileira deu vexame na Copa América, caindo logo nas quartas-de-final nos pênaltis, depois de empate em 0 x 0 com o Uruguai. Antes disso, teve aquela atuação bisonha contra a Costa Rica, no jogo de estreia. 

Pouco mais de dois meses depois, Dorival Júnior tem o seu trabalho contestadíssimo no comando da Seleção, é preciso lembrar que ele já teve a oportunidade, três meses atrás, de dar “nó tático” nos finalistas da Eurocopa: em Gareth Southgate (1 x 0 na Inglaterra)  e Luis de la Fuente (3 x 3 com a Espanha).

Claro que jogo é jogo e treino é treino. Foram apenas amistosos, onde a responsabilidade é infinitamente menor do que numa competição oficial. Mas, queiram ou não, são resultados que entram para a história e para o currículo de qualquer treinador.

Quem leva a final?

A grande decisão da Eurocopa, marcada para domingo, às 16h, no Estádio Olímpico de Berlim, certamente não tem favorito. Mas se depender da previsão do jogo EA Sports FC, a Inglaterra desta vez vai levantar a taça de campeã.

Vale lembrar que o EA Sports fez previsões acertadas quando cravou os títulos mundiais da Espanha (2010), Alemanha (2014), França (2018) e Argentina (2022). Desta vez, o game fez mais de 100 simulações de torneios para “prever” que a seleção dirigida por Gareth Southgate será campeã da Eurocopa 2024.

Essa previsão só não pode ser levada totalmente a sério porque – como as simulações foram feitas antes de o torneio ser iniciado – eles apostaram que a final seria entre Inglaterra e Alemanha, os donos da casa.

Vale lembrar que os ingleses não vencem um grande título há 58 anos, quando ganharam a Copa de 1966.  Recorde-se ainda que, na final da última Eurocopa, em 2021, a Inglaterra deixou escapar o título para a Itália. Depois de 1 x 1 no tempo normal, em Wambley, os italianos ganharam nos pênaltis por 3 x 2.

Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociais, no Twitter e também no Instagram. Mande sugestões para a coluna pelo email mbritofuteboletc@gmail.com

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado