Menu
Futebol ETC
Futebol ETC

Na Libertadores e na Sul-americana, times brasileiros “passam o rodo” nos adversários

Um detalhe curioso nas disputas “mata-mata” deste ano é que nenhum brasileiro foi eliminado por equipes de outros países

Marcondes Brito

23/08/2024 6h20

fla

Reprodução/Instagram

A Copa Libertadores e a Sul-Americana definiram nesta quinta-feira (22) os classificados para as quartas de final, e, mais uma vez – a exemplo do que já havia acontecido em 2022 – ficou evidenciada a superioridade dos clubes brasileiros nos torneios da Conmebol.

Um detalhe curioso nas disputas “mata-mata” deste ano é que nenhum brasileiro foi eliminado por equipes de outros países. Os que caíram foram Grêmio e Palmeiras, na Libertadores (perderam para Fluminense e Botafogo, respectivamente); e o Bragantino na Sul-americana, em disputa direta com o Corinthians.

Desta forma, serão nove brasileiros na soma das duas competições. Para a próxima fase da Libertadores, classificaram-se Atlético-MG, Fluminense, Botafogo, São Paulo e Flamengo; e para a Sul-Americana, Fortaleza, Corinthians, Athletico-PR e Cruzeiro. São grandes as possibilidades de que tenhamos novamente duas finais envolvendo apenas equipes do nosso pais.

Recorde-se que, em 2021, Athletico e Bragantino decidiram a Sul-Americana; enquanto Palmeiras e Flamengo brigaram pelo título da Libertadores.

ole
O jornal ‘Olé’ lamentando as eliminações de San Lorenzo, Boca Juniors, Rosário Central e Belgrano, respectivamente para Atlético-MG, Cruzeiro, Fortaleza de Athletico-PR.

A grana fala mais alto

Analistas econômicos avaliam que a crise que se abate sobre as principais economias da América do Sul se expressa também nos estádios de futebol. No ano passado, com o título do Fluminense, em cima do Boca Juniors, o futebol brasileiro chegou a sua quinta conquista consecutiva da Copa Libertadores, evidenciando o enfraquecimento de argentinos e uruguaios. Os times argentinos enfrentam dificuldades, sobretudo por conta da fragilização financeira do governo Milei, o que os insere em uma realidade completamente diferente de quando eram dominantes no continente, entre os anos 1960 e 1990.

Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociais, no Twitter e também no Instagram. Mande sugestões para a coluna pelo email mbritofuteboletc@gmail.com

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado