A Espanha derrotou a Inglaterra e sagrou-se tetracampeã da Eurocopa. Após um primeiro tempo meio burocrático, o jogo incendiou depois do intervalo e premiou, de fato, a melhor equipe do torneio.
Foi uma campanha irretocável. A Espanha venceu todos os campeões mundiais europeus que apareceram pela frente: Itália (fase de grupos); Alemanha (4ª final); França (semifinais) e Inglaterra (final).
Não seria nenhum exagero afirmar que, neste momento, os espanhóis são os “Reis do Futebol Mundial”. Ah, mas a Argentina ganhou a última Copa, dirão os fãs de Lionel Messi. Ou aqueles que ainda acreditam que o Brasil é o país do futebol, argumentarão que nós somos os únicos pentacampeões. Tudo bem, mas estamos falando de um contexto mais amplo, que inclui outras e outras conquistas recentes.
Basta lembrar que, em agosto do ano passado, a Espanha conquistou também a Copa do Mundo de futebol feminino, ao derrotar essa mesma Inglaterra por 1 x 0, numa final eletrizante.
Além disso, a seleção espanhola se tornou a primeira a levar três títulos mundiais da Fifa no futebol feminino: profissional, sub-20 e sub-17.
Recorde-se que a Seleção Brasileira, onze anos atrás, realizou a façanha no futebol masculino. Foi em 2003, logo depois do inesquecível pentacampeonato de Ronaldo e Rivaldo, lembra? Enfileiramos Mundiais na base, com títulos na categoria sub-17, na Finlândia, e sub-20, nos Emirados Árabes Unidos.
Bom, mas isso é coisa do passado. A grande questão aqui é reconhecer que, na atualidade, nenhum país é tão vitorioso quanto a Espanha no futebol mundial.
E, como se isso já não bastasse para deixar os espanhóis cheios de marra, neste domingo vimos também o jovem Carlos Alcaraz mostrar que é o “Rei do Tênis”. Com uma atuação brilhante diante de Novak Djokovic, o espanhol conquistou novamente o torneio de Wimbledon – em 2023, ele venceu o sérvio também. Com a vitória, o tenista alcançou seu segundo Grand Slam na temporada.
Duas conquistas esportivas desse nível aqui no Brasil seriam motivo pra a gente fazer um belo Carnaval fora de época.
Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociais, no Twitter e também no Instagram. Mande sugestões para a coluna pelo email mbritofuteboletc@gmail.com