Enquanto o país ainda saboreia e comemora o titulo da Copa América, o presidente Javier Milei, com o seu jeito “maluco beleza”, resolveu jogar água na fervura dos argentinos. Ele plena festa, Milei publicou gráfico dos jogadores da Seleção Argentina e seus respectivos clubes apoiados por capital privado.
O que ele quer com isso? Quer convencer os clubes e a AFA que as agremiações nacionais devem aderir à SAF. Desde a campanha o presidente insiste nesse assunto, mas sempre foi ignorado por todos. Retomar a polêmica agora foi visto como uma espécie de anticlímax, num momento de euforia do futebol argentino.
Milei já havia publicado um post no X (ex-Twitter), rede social de Elon Musk, com um gráfico com os jogadores da Seleção Argentina e seus respectivos clubes, todos apoiados por capital privado.
O presidente disparou em entrevista ao LN+ sobre a final da Copa América e a hipocrisia em torno das sociedades anônimas no esporte argentino.

“Para a final, o que fazemos? Colocamos todos aqueles que jogam em sociedades anônimas ou aqueles que tocam em clubes locais, vamos, vamos… O que fazemos? Vamos acabar com a hipocrisia. O problema aqui é que há empregos e eles não querem deixá-los.’”
A AFA proibiu a figura da SAF (na Argentina, chamada de SAD) no seu Estatuto e recorreu à Justiça para desacreditar os artigos 335.º e 345.º do DNU 70/2023
O Governo está determinado a fazer tudo para permitir o investimento externo nos clubes argentinos. O fato é que ninguém consegue explicar por que o presidente do país precisa se meter nisso.
Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociais, no Twitter e também no Instagram. Mande sugestões para a coluna pelo email mbritofuteboletc@gmail.com