Na semana passada, quando o Corinthians foi eliminado da Copa Sul-americana (no mesmo dia em que a Fifa lhe impôs a severa punição do transfer ban), afirmamos aqui que aquele foi o pior dia do ano para o Timão. Mas nada como um dia atrás do outro.
Nesta segunda-feira (4), o Corinthians fez um jogo de vida ou morte contra o Palmeiras, seu maior rival regional, e não poderia pensar sequer empatar, sob o risco de afundar na zona de rebaixamento.
Pois o Corinthians, num dos seus melhores dias do ano, bateu o Verdão na Neo Química Arena, pela 32ª rodada, num clássico que mexeu com as brigas nas partes de cima e de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro.
A vitória deu um respiro para o Timão na luta contra o rebaixamento. Agora, ocupa a 13ª colocação, com 38 pontos ganhos, quatro a mais do que o Athletico Paranaense, que é o 17º na tabela.
Do outro lado, a derrota complicou a vida do Palmeiras que estacionou na segunda posição, com 61 pontos. Uma vitória colocaria o Verdão na liderança temporária, que atualmente é do Botafogo, que soma 64 pontos.
O técnico Abel Ferreira lamenta a derrota, mas diz que ainda não “jogou a toalha”. Mas ele se contradiz quando afirma que “nem Ayrton Senna ganhava todas as provas”.
Sim, Abel sabe que o ano do Palmeiras está praticamente perdido.
Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociai: Twitter; Instagram, e agora também no Bluesky. Junte-se a nós. @marcondesbrito.bsky.social. Mande sugestões para a coluna pelo email mbritofuteboletc@gmail.com