A Série A do Brasileirão termina no dia 8 de dezembro; e a Série B um pouquinho antes, no dia 24 de novembro. A esta altura – mais importante do que falar em chances matemáticas – é saber com quantos pontos, em média, um time da Série A é rebaixado; e um time da Série B consegue subir para a Elite.
Os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fizeram levantamentos para avaliar a pontuação necessária para não ser rebaixado. De acordo com o estudo, 38 pontos ou menos garantem a queda de qualquer time no Brasileirão. A priori, para se garantir na Série A, são necessários 49 pontos, entretanto os matemáticos admitem que a tendência é de que não sejam necessários tantos pontos para seguir na elite do futebol nacional.
Quem tiver 45 pontos tem apenas 1% de chances de ser “degolado”. Com isso, a “nota de corte” deve ficar entre 41 e 42 pontos.
A situação atual, faltando nove rodadas, é a seguinte: Atlético-GO é o 20º, com 21 pontos, seguido por Cuiabá (26), Corinthians (29), Vitória (29), Fluminense (30),Atlhetico-PR (31), Juventude (34) e Bragantino (34). Todo esse pelotão está ameaçadíssimo.
E A SÉRIE B?
De acordo com outro levantamento sobre o desempenho dos clubes que conquistaram o acesso para a Elite nas últimas dez temporadas, feito pelo Olympics.com, a pontuação mínima para subir de divisão neste período foi 60 pontos (Goiás, quarto lugar em 2018).
O melhor desempenho do quarto lugar entre as temporadas 2014 e 2023 na Série B do Brasileirão foi obtido pelo América-MG, que conquistou 65 pontos em 2015.
O Santos deu um vacilo e perdeu ontem da Chapecoense (2×3), mas, no momento, faltando sete rodadas, é um dos favoritos, em primeiro com 56 pontos, seguido de Novorizontino (54), Sport Recife (53), Mirassol (50), Vila Nona (49), Ceará (48) e América (48). Daí sairão os quatro classificados para a Série A em 2025.
Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociai: Twitter; Instagram, e agora também no Bluesky. Junte-se a nós. @marcondesbrito.bsky.social. Mande sugestões para a coluna pelo email mbritofuteboletc@gmail.com