Enquanto a torcida do Botafogo ainda festeja a histórica conquista da Copa Libertadores – após a vitória sobre o Atlético, neste sábado (30) – cabe lembrar aqui que o campeão da Liberta 2023, o Fluminense (quem diria?) está vivendo um momento diametralmente oposto. O tricolor está sob a ameaça de cair para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Com apenas 39 pontos e três rodadas restantes, o Fluminense corre perigo. Seu próximo desafio, neste domingo (1/12), será o Athletico-PR, em Curitiba, pela 36ª rodada. O matemático Tristão Garcia falou sobre a pontuação necessária para se manter na Série A.
“Para o Athletico, é importantíssimo jogo com Fluminense. Em caso de vitória, iria para 44 pontos, e o número mágico garantido é 45. Mas há grande chance de escapar com 44 sem depender de critérios. Então, 45 pontos escapa, e 44 é muito provável. Dá para dizer que escapa, mas ainda tem chance de cair. A chance de se manter com 44 é cerca de 97%, sem depender de critérios de desempate”, disse ao portal Lance.
A torcida, claro, vive “caçando” os culpados por essa derrocada do tricolor. Há quem defenda a dispensa de jogadores veteranos como Felipe Melo, dentre outros, mas há também quem coloque toda a culpa no presidente Mário Bitencourt.
Afinal de contas, foi dele a iniciativa de contratar figuras questionáveis, como Serna, Renato Augusto, Douglas Costa, Gabriel Pires, além de ter deixado o técnico Fernando Diniz mandar e desmandar durante muito tempo. Mano Menezes é outra aposta que se revelou equivocada.
Então, não dá para garantir que o Fluminense vai conseguir somar pelo menos seis pontos nos jogos contra Athletico, Cuiabá e Flamengo. O risco de rebaixamento é alto, bastante alto.
Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociai: Twitter; Instagram, e agora também no Bluesky. Junte-se a nós. @marcondesbrito.bsky.social. Mande sugestões para a coluna pelo email [email protected]