A CBF comunicou nesta terça-feira (30) que o técnico Dorival Júnior, e os demais integrantes da comissão técnica, começaram oficialmente a observar os jogadores que atuam no futebol brasileiro. O grupo iniciou um giro pelo país para analisar possíveis convocáveis para o restante das Eliminatórias Sul-Americanas.
A comissão vai se dividir em grupos para assistir ao máximo de duelos das oitavas de final da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro até o final de agosto. O trabalho de observação começou na noite de ontem, no empate entre Botafogo 1 X 1 Bahia, no Nilton Santos.
Pra mim é uma enorme surpresa saber que somente agora, exatos 200 dias depois da apresentação de Dorival como técnico da Seleção (assumiu no dia 11 de janeiro) o nosso treinador vai observar os jogadores que atuam no País. Isso é um absurdo!
Esse trabalho de observação deveria ter sido iniciado no primeiro dia. É essa sempre foi e sempre será a função mais importante de uma comissão técnica – ou pelo menos deveria ser.
Então, durante esse tempo todo, eles estavam “olhando” o futebol de jogadores de qualidade duvidosa, como Éderson (Atalanta), Pepê (Porto), Evanilson (Porto), dentre tantos outros?
É claro que a gente pode partir do pressuposto que os que estão jogando na Europa tem mais qualidade e experiência do que os que ainda não foram. Afinal, todos querem ir pra lá. Mas é desalentador saber que ninguém estava olhando para o que acontece no Brasileirão e na Copa do Brasil. Começaram a olhar ontem à noite. É triste!

Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociais, no Twitter e também no Instagram. Mande sugestões para a coluna pelo email mbritofuteboletc@gmail.com