Menu
Futebol ETC
Futebol ETC

Dois craques de Dorival, suspeitos de manipulação, deveriam ficar longe da Seleção

O suposto envolvimento com apostadores voltou a atormentar a vida de Lucas Paquetá e Luiz Henrique, e pode contaminar o ambiente

Marcondes Brito

25/09/2024 6h30

paqueta e luiz henrique

Reprodução/Montagem

O técnico Dorival Júnior anunciará na sexta-feira (27) a próxima lista de convocados da Seleção Brasileira para os jogos contra Chile e Peru, e é quase certo que os nomes de Lucas Paquetá, do West Ham; e Luiz Henrique, do Botafogo, estejam entre os seus escolhidos.

Acontece que aquela denúncia de envolvimento em manipulação de resultados, que parecia meia esquecida, voltou a atormentar a vida desses dois jogadores. O fato novo mostra comprovantes de transferências em dinheiro para a conta de Luiz Henrique, na época em que era do Betis-ESP, feitas por familiares de Lucas Paquetá.

Recorde-se que Lucas Paquetá está no centro de uma investigação muito mais ampla, também por suspeitas de manipulação, e corre o risco de ser banido do futebol pela Football Association (FA), a entidade que controla a Premier League.

Só que Luiz Henrique nunca foi investigado na Espanha. Saiu do Betis para o Botafogo, e o elo entre ele e o caso Paquetá (e seus parentes) nunca havia sido explicado. É evidente que a presença desses dois jogadores “contamina” o ambiente da Seleção, num momento crucial das Eliminatórias. Seria uma polêmica a menos para a CBF administrar.

Reportagem do UOL, assinada por Igor Siqueira, Rodrigo Mattos e Thiago Arantes, aponta que, após meses de apuração, a reportagem recebeu dois arquivos de imagem em uma mensagem de celular: eram comprovantes de transferência bancária por Pix. O destinatário de ambos era Luiz Henrique; os remetentes, Bruno e Yan Tolentino Coelho. Tio e primo de Lucas Paquetá.

As transferências, num total de R$ 40 mil, podem ser o possível elo entre os dois jogadores da seleção investigados. O tio de Paquetá, Bruno Tolentino, confirmou a transferência, mas alegou ser o pagamento de uma dívida.

Além da conexão entre os jogadores, a reportagem também descobriu que os familiares de Paquetá são investigados por apostarem em cartões amarelos do meio-campista do West Ham. O tio admitiu que aposta em jogos do sobrinho e que já ganhou dinheiro com cartões dele e de Luiz Henrique. “Foi pura sorte”, disse.

Resposta do Botafogo

Em resposta ao caso, o Botafogo soltou esse comunicado oficial: “O Botafogo não vai aceitar mais um episódio da agenda difamatória do UOL que já dura meses. Desta vez, decidiram publicar esta reportagem na véspera do jogo decisivo contra o São Paulo FC, pela Copa Libertadores, com o objetivo claro de desestabilizar para impactar o resultado. Quais os reais interesses por trás dessa linha editorial?

O clube reitera a vergonhosa postura deste veículo a cada dia mais regionalista (paulista) e descredibilizado, que se mostra absolutamente incomodado com o recente crescimento esportivo e institucional do Botafogo.

Como consta no Certificado Oficial expedido pela Diretora Jurídica da La Liga (1ª divisão espanhola), não há investigação ou pendência jurídica desta natureza envolvendo o jogador Luiz Henrique.

O Botafogo não vai se abalar. Com seu elenco forte e unido, embarca com o apoio da sua torcida na tarde de hoje para São Paulo em busca da classificação para as semifinais da Libertadores.

Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociais, agora também no Bluesky. Junte-se a nós. @marcondesbrito.bsky.social. Mande sugestões para a coluna pelo email mbritofuteboletc@gmail.com

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado