Menu
Futebol ETC
Futebol ETC

Chegada de Mbappé provoca revolução no Real Madrid; veja o que muda para os ‘brazucas’

O impacto também atinge o garoto Endrick, que será oficialmente apresentado dia 27 no Santiago Bernabeu

Marcondes Brito

20/07/2024 6h07

mbappe e endrick

Reprodução/Montagem

A chegada de Mbappé ao Real Madrid é um choque em vários aspectos. É curioso, já que um jogador aporta no recente campeão europeu – contexto em que seria normal que se adaptasse à dinâmica prevalecente e até tivesse dificuldades em encontrar um lugar para si.

Mas Mbappé é diferente e isso ficará claro, pois a sua chegada vai abalar os alicerces da equipe. Uma reportagem do jornal As faz análise dessas mudanças que estão para acontecer no Real e indica as mudanças que Ancelotti terá de gerir a partir deste segundo semestre..

O desenho

A chegada de Mbappé tem grandes possibilidades de modificar o esquema com que o Madrid conquistou a LaLiga e a Champions. Ancelotti, um homem agradecido por natureza, certamente tentará acomodar o francês primeiro, sem prejudicar os demais. A saída de Kroos oferece uma oportunidade neste sentido: Bellingham voltará ao centro do campo e trabalhará mais nas tarefas organizacionais, enquanto Vinicius e Rodrygo, que jogaram mais centrados nesta temporada, recuperarão suas funções de ala para deixar caminho livre para Mbappé. Não se trata, em qualquer caso, de um sistema estático, Ancelotti dará liberdade aos três atacantes para trocarem de posição e gerarem espaços (o treinador diz sempre que, na fase ofensiva, não há nada mais importante que o talento e a criatividade).

Rodrygo ameaçado

Rodrygo já fez Ancelotti vencer duas Ligas dos Campeões e o italiano não esquece isso. O 14º título europeu não teria sido possível sem os dois gols de Rodrygo, frente ao City no Bernabéu. Da mesma forma, o  15º  título teve o peso do brasileiro, sobretudo no gol do estádio Ettihad, nas quartas-de-final.

Por isso é mais do que provável que Carletto comece a apostar num tridente com Rodrygo na direita. Não é a posição preferida do brasileiro, pois gostaria de jogar na esquerda ou, na falta disso, no meio-campo como um ‘falso nove’.

Mas na ala direita ele tem mostrado qualidades e deve continuar assim. O certo é que esta mudança para o 4-3-3 corre o risco de quebrar o equilíbrio defensivo perfeito que o Madrid tem demonstrado esta temporada e, se isso acontecer, a tentação de Ancelotti regressar a um esquema com quatro volantes.

Nas entrevistas anteriores à final da Liga dos Campeões, Rodrygo já semeou dúvidas sobre seu futuro que depois se apressou em dissipar, mas sabe que a chegada de Mbappé faz com que todos no ataque, exceto Vinicius, recuem uma posição. Começando por ele.

A situação de Endrick

Mbappé será a contratação mais importante do Real Madrid neste verão, mas não a única. Também chegará Endrick, que completará 18 anos no dia 21 de julho e a partir desse momento passará a fazer parte do elenco branco. Em primeiro lugar, após a decisão do Real Madrid de renovar Modric por mais um ano, Mbappé receberá no próximo ano o número 9, número que estava inicialmente reservado a Endrick.

E a chegada do francês vai dificultar a sustentação dos minutos do brasileiro, embora a saída de Joselu para o futebol do Catar tenha aliviado essa pressão. Não há pressa com Endrick, é uma aposta para o futuro, mas os minutos que Mbappé vai deixar vagos vão ser escassos. Pelo menos o brasileiro já sabe que estará no ponto de ataque para ele e haverá momentos em que poderá até ver um Madrid com quatro atacantes, quando a situação assim o exigir.

A propósito, o Real Madrid anunciou a data e hora escolhidas para a apresentação de Endrick como novo jogador: será sábado, 27 de julho, às 12h00, no Santiago Bernabéu, num formato semelhante ao de Mbappé realizado na semana passada.

Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociais, no Twitter e também no Instagram. Mande sugestões para a coluna pelo email mbritofuteboletc@gmail.com

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado