O empate com o Goiás, nesta segunda-feira (2), foi mais um resultado frustrante para a torcida do Botafogo, que, ao final da partida, voltou a chamar o técnico Bruno Lage de “burro, burro!”.
O Botafogo permanece líder, agora com 52 pontos, sete a mais do que o RB Bragantino, que tem 45, enquanto Grêmio e Palmeiras têm 44.
Mas a campanha do “Fogão” no segundo turno é preocupante. Uma campanha quase de Z4, diga-se. Computando apenas os pontos dos seis jogos do returno, as equipes com melhores desempenho até agora são Atlético-MG, Fortaleza e RB Bragantino, todas com 13 pontos. O Botafogo somou somente cinco pontos e, tecnicamente, estaria na zona de rebaixamento.
Média de público
Mas, neste ano em que o Botafogo faz uma das melhores campanhas de sua história recente, há um dado curioso a ser analisado: a média de público dos seus jogos.
De acordo com levantamento do site @Ranking_CBF (ver gráfico abaixo), nos jogos como mandante o Botafogo levou até agora uma média de 18 mil torcedores ao Estádio Nilton Santos, número inferior, por exemplo, ao do Coritiba, lanterna do Brasileirão, e virtualmente rebaixado para a Série B.

Esse mesmo levantamento, que tem o Flamengo como líder (média de 52 mil torcedores por jogo), aponta outros dados curiosos, como a presença do Ceará, que disputa a Série B, no top-20.
É interessante observar que o Paysandu, da Série C, está em 21º lugar no computo geral, à frente de algumas equipes da Série A.
Mais interessante ainda nesse levantamento de média de público é o “empate técnico” entre o Santos e o Santa Cruz, rebaixado da Série D do Campeonato Brasileiro.
Isso é realmente inacreditável.
Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociais, no Twitter e também no Instagram.