Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Vem aí uma auditoria no Inep

Durante sessão na noite desta quarta (17) senadores aprovam em plenário, requerimento de autoria da senadora Leila para auditoria no Inep

Redação Jornal de Brasília

18/11/2021 9h47

Foto: Pedro França/ Agência Senado

Hylda Cavalcanti
[email protected]

Conforme a Coluna divulgou no início da semana, a senadora Leila Barros (Cidadania-DF) apresentou requerimento pedindo ao Tribunal de Contas da União (TCU) que promova auditoria no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em função dos problemas observados na entidade, incluindo o pedido de demissão em massa de 37 servidores na última semana. O requerimento foi aprovado ontem, pelo plenário da Casa e agora a Corte de contas terá de averiguar não apenas a capacidade da autarquia elaborar e aplicar o Enem e o Enade, como as sucessivas crises que culminaram na troca de gestores por lá.

Segundo a senadora, “o Inep já está no quinto presidente em menos de três anos de governo, além disso houve uma redução no orçamento do instituto e tivemos as manifestações de servidores denunciando assédio e interferência política na elaboração das provas. São fatos graves e que devem ser apurados”, defendeu Leila.

A reação dos senadores à crise do Inep deve ter novos desdobramentos já nesta quinta-feira. A Comissão de Educação, Cultura e Esporte pode instalar uma subcomissão para acompanhar a situação do órgão de perto. O colegiado poderá convocar o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o presidente do Inep, Rodrigo Dupas, e servidores para prestarem esclarecimentos sobre os fatos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado