Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Uniforme escolar agora direto nas malharias

A iniciativa tem como objetivo garantir mais agilidade, autonomia às famílias e valorização da indústria têxtil local

Eduardo Brito

15/07/2025 20h04

Foto: Assessoria/ Ricardo Vale

Já está decidido: o Governo do Distrito Federal (GDF) vai adotar um novo modelo de fornecimento de uniformes escolares para os alunos da rede pública.

Trata-se do Cartão Uniforme Escolar, uma proposta do deputado petista Ricardo Vale que será implementada pela Secretaria de Educação em parceria com o Banco de Brasília (BRB). A iniciativa tem como objetivo garantir mais agilidade, autonomia às famílias e valorização da indústria têxtil local.

Com o novo cartão, os responsáveis pelos estudantes da rede pública do DF poderão adquirir os uniformes diretamente em malharias locais previamente credenciadas. Os valores serão disponibilizados anualmente no cartão, administrado pelo BRB, e deverão ser utilizados exclusivamente para a compra de peças padronizadas – como camisetas, bermudas, calças e agasalhos – estabelecidas pela Secretaria de Educação.

O fornecimento será descentralizado, o que significa que as escolas deixarão de ser obrigadas a armazenar, distribuir ou gerenciar os uniformes, como ocorria anteriormente. Isso elimina burocracias e reduz o risco de atrasos e erros na entrega, além de permitir que cada aluno receba peças no tamanho adequado.

Um dos principais benefícios do Cartão Uniforme Escolar é a geração de renda e empregos no setor de confecção local. A indústria têxtil do DF é composta majoritariamente por micro e pequenas empresas, muitas delas lideradas por mulheres, que agora terão a oportunidade de participar diretamente do fornecimento público com mais previsibilidade e menor burocracia.

“O que estamos fazendo é unir educação com desenvolvimento econômico local. O governo fornece o recurso, a família escolhe o melhor momento para comprar e as empresas da cidade se beneficiam. É um modelo que beneficia a todos”, afirmou o deputado distrital Ricardo Vale, autor da ideia que originou a proposta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado