fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Do Alto da Torre

UnB no combate ao novo coronavírus

Plano colocado em prática na Universidade é destinado a alunos e professores, detalha, dentre vários temas, ações nos campos da Saúde Mental

Avatar

Publicado

em

PUBLICIDADE

Hylda Cavalcanti e Catarina Lima
(colaborou Cláudio Py)

A UnB está a toda com a execução do seu Plano de Contingência em Saúde do Coronavírus, elaborado por uma equipe de multiprofissionais. O plano, destinado a alunos e professores, detalha, dentre vários temas, ações nos campos da Saúde Mental.

Atendimento psicológico

As atividades envolvem atenção psicossocial, prevenção e promoção da saúde e de articulação de discentes e docentes. “Seguimos no monitoramento da doença para que a administração planeje o futuro pós-pandemia”, afirmou a reitora, Márcia Abrahão.

Demissão de procurador

Causou burburinho da Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR1) a aprovação, ontem (12), pelo Conselho do MPF, da demissão do procurador Ângelo Goulart Villela, acusado de, valendo-se do cargo, passar informações sigilosas à J&F.

Livre trânsito

De acordo com o MPF, o procurador vendeu dados de investigações do MPF ao grupo dos irmãos Wesley e Joesley Batista. Informações de bastidores são de que, antes de ser preso, em maio de 2017, Joesley tinha livre trânsito em vários gabinetes da procuradoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reclamem no Congresso

O deputado distrital Rafael Prudente (MDB/foto) chamou a atenção, em meio às críticas de sindicatos, ao aumento das alíquotas da contribuição previdenciária dos servidores do GDF em adequação à reforma da Previdência – aprovada pelo Congresso em 2019.

Problemas

Para Prudente , cabe aos servidores que estão insatisfeitos reclamar ao Congresso e não ao GDF. “Agora, estados e DF precisam se adequar à reforma, sob pena de enfrentarmos problemas”, disse ele.

Regularização fundiária

Presidente Frente Parlamentar da Agricultura, Pecuária e Hortifrutigrangeiros, o distrital Roosevelt Vilela (PSB) elogiou a sanção da lei que alterou o prazo para regularização fundiária no DF e que dá três anos para os produtores rurais entrarem com seus processos.

Segurança jurídica

“A regularização contribui para barrar o crescimento desordenado, além de dar mais segurança jurídica para os produtores”, afirmou ele, que foi um dos articuladores para aprovação da matéria, pela CLDF.

No IGESDF

Depois de visitar o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), o deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) criticou a quarteirização de serviços por parte da entidade. Ele recebeu várias críticas de servidores de lá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quarteirização

De acordo com Viana, a Secretaria de Saúde do DF terceirizou a gestão de unidades de saúde do IGESDF e essa, por sua vez, quarteirizou os serviços para outras empresas. “Isso é injustificável”, disse ele, que está pedindo informações ao GDF sobre o caso.

Crianças e adolescentes

O deputado Fábio Félix (PSB) está intensificando campanhas voltadas para a defesa de crianças e adolescentes do Distrito Federal em épocas de isolamento social por conta da epidemia do novo coronavírus.

Vulnerabilidade

Segundo Félix, é preciso redobrar o olhar de acolhimento sobre as vítimas de violência, exploração e abuso, principalmente nesta faixa etária. “Estar em isolamento social estimula uma situação de extrema vulnerabilidade. O momento exige atenção”, destaca.

Dentistas

Por meio de ofício, o deputado distrital Delmasso (Republicanos), representando um grupo de cirurgiões-dentistas do DF, pediu ao Conselho Federal de Odontologia o cancelamento da anuidade de 2020.

Anuidade

Delmasso também solicitou um desconto de 50% na anuidade de 2021, pelo fato de a única fonte de renda para a maioria destes profissionais ter sido interrompida. “A classe está preocupada”, destacou ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fiscalização

A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) chamou a atenção, recentemente, para a necessidade de se fiscalizar os governos neste período, já que o decreto de estado de calamidade pública exclui a necessidade de licitação para contratações no Executivo.

Cota parlamentar

A deputada disse que defende como propostas para redução de gastos públicos. com vistas a investimentos de combate ao coronavírus, o uso de quase R$ 2 bilhões do Fundão, redução de 20% do salário dos parlamentares e diminuição do valor da cota parlamentar.

Abonos de férias

O juiz trabalhista Rubens Curado, de Brasília, negou pedido de tutela de urgência requerida pela Fentect para que a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) deixasse de suprimir abonos pecuniários de férias com pedidos anteriores à MP 927/2020.

Contramão

A chamada venda de um terço de férias representa manter o trabalhador em efetivo trabalho, na contramão das diretrizes do combate à pandemia, ensejando manifesto perigo de submeter trabalhadores ao risco de contágio, explicou o magistrado.

Alinhando estratégias

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, participou segunda-feira (11) de reunião por videoconferência com secretários e dirigentes estaduais de turismo do país, promovido pelo Brazilian Luxury Travel Association (BLTA).

Ações conjuntas

O objetivo principal da reunião foi alinhar as estratégias de forma conjunta para o setor, referentes a temas como leis trabalhistas, facilitação de acesso ao crédito e apoio junto à ANEEL para redução da tarifa de energia, entre outros.

Comércio de rua

A Fecomércio DF tem reafirmado junto a autoridades a importância de campanha para valorizar o comércio e tentar amenizar prejuízos decorrentes das ações de prevenção à pandemia. A entidade pede estímulo ao comércio de vizinhança por moradores.

Ação nacional

De acordo com o presidente da Federação, Francisco Maia, a entidade tem trabalhado para que o cenário não se agrave. “Mas é necessária uma ação nacional que objetive a manutenção das empresas, porque a situação é crítica”, ressaltou.


Leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade