Quem quer ser deputado federal também é um veterano petista, Marivaldo Pereira (foto), que sempre teve funções públicas nos governos petistas, mas jamais ganhou mandato eletivo. Hoje secretário de Assuntos Parlamentares do Ministério da Justiça, Marivaldo quer uma das vagas do partido para disputar cargo de deputado federal.
O problema está em que, como está federado ao PV e ao PCdoB, o PT brasiliense só tem direito a cinco vagas na chapa. O PV tem duas vagas, mas uma delas tem dono, o atual deputado Reginaldo Veras, professor, que pretende reeleger-se. O partido já conta também com candidatos a outras vagas.
No PCdoB também existe um nome natural a candidata a vice-governadora na eleição passada, Olgamir Amância. Ela tentou ser reitora da UnB, mas ficou em segundo lugar e agora busca um mandato. A segunda vaga do partido ainda está em aberto, mas tem uma lista de petistas já de olho.
A única deputada federal petista no exercício do cargo, Érika Kokay, tentará o Senado, mas sobram candidatos, como o ex-governador Agnelo Queiroz, o ex-deputado Roberto Policarpo, que por pouco não se elegeu na última vez, a atual suplente Ruth Venceremos e mais uma dúzia de outros nomes.
Ainda não se sabe como o partido resolverá a questão, mas Marivaldo conta com respaldo no Planalto.