Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Senadora critica ausência do Ministério da Saúde em audiência sobre doenças raras

Damares afirmou que falta de representante da pasta demonstra descaso com pacientes e anunciou que pedirá reunião com Alexandre Padilha

Eduardo Brito

11/08/2025 18h27

damares

damares

Em audiência pública realizada nesta segunda-feira (11) para discutir os desafios de pacientes com doenças raras diagnosticadas na vida adulta, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) criticou a ausência de representantes do Ministério da Saúde. O encontro ocorreu no Distrito Federal e reuniu especialistas e entidades ligadas ao tema.

A senadora declarou que vai solicitar reunião com o ministro Alexandre Padilha para tratar do assunto. A crítica ocorreu após palestra da médica neurologista Fernanda Ferraz, que apontou falhas nos protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS) para diagnóstico e tratamento de pacientes com esclerose múltipla e neuromielite óptica, além de dificuldades no acesso a medicamentos. “Eu tenho pessoas que vêm doentes, de outros estados, com problemas seríssimos de mobilidade. Aí o coordenador da área não pode vir, estando a 100 metros da gente”, disse Damares.

Também participaram do debate o neurologista Hamilton Cirne, do Centro de Referência em Doenças Raras da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF); a psicóloga clínica Marcela Borges Mustefaga; a presidente do Instituto Mara Gabrilli (IMG), Elisabeth Ribeiro; e a presidente da Associação de Pessoas com Esclerose Múltipla e Doenças Raras (Apemigos), Ana Paula Morais da Silva.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado