Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Rapidinhas na política candanga

Deputados distritais, Arruda, Bia Kicis, Agaciel Maia, políticos brasilienses se movimentam nos bastidores da política candanga

Eduardo Brito

14/03/2023 11h35

Listas prontas para a volta de Ibaneis

Considerando iminente a volta do governador Ibaneis Rocha, os distritais estão desengavetando suas listas de reivindicações. Não que a gestão da governadora em exercício Celina Leão os venha contrariando, antes muito pelo contrário. Mas para uma série de cobranças é necessário o aval do próprio Ibaneis. A maioria dos distritais tentará estabelecer rotinas para liberação de recursos em áreas sensíveis como Cultura e Esportes. Entretanto, o que mais pega é o preenchimento de cargos-chave, ainda em compasso de espera.

Doenças raras

A Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos e de Políticas de Atenção às Pessoas com Doenças Raras. O requerimento é do distrital Eduardo Pedrosa. “Nosso maior objetivo nessa Frente Parlamentar é dar a atenção adequada as pessoas com doenças raras. Queremos desenvolver políticas públicas, atender suas demandas e estar próximo a essas pessoas. Temos plena consciência que apenas as ações concretas serão capazes de ajudar a mudar a vida dessas pessoas”, explicou o parlamentar.

Foto: Reprodução

A Frente também vai discutir, defender e apresentar propostas legislativas que contribuam com o aprimoramento da assistência à pessoa com doenças raras. Participam da frente, além de Eduardo Pedrosa, Roosevelt Vilela, Jorge Vianna, Robério Negreiros e Pedro Paulo, o Pepa.

Arruda

O ex-governador José Roberto Arruda homenageou as mulheres, na semana iniciada a 8 de maio, com fotos em que aparece com as filhas, Maria Clara e Maria Luísa (foto), muito alegres. E só com elas nas fotos.

Limites para trans em esportes

A deputada brasiliense Bia Kicis quer agora turbinar projeto seu que prevê como único critério para admissão no esporte feminino o sexo biológico. “Mulheres estão sofrendo, perdendo espaço, muitas acuadas, mas muitas não se calam diante da ideologia e da injustiça”, diz Bia, que está colecionando depoimento de esportistas – especialmente em áreas como o basquete, o vôlei e a natação, em que as mulheres precisam competir com atletas trans muito maiores e mais fortes. O projeto da deputada tramita sob o número 3396/20.

Portas abertas com o Congresso

Em princípio seria apenas uma solenidade formal, mas o secretário de Relações Institucionais do Buriti, Agaciel Maia, aproveitou a deixa para longa conversa com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (foto). Ex-distrital e ex-diretor geral do Senado, Agaciel tem amplo convívio com os atuais detentores do controle do Congresso. Na conversa, já tocou em pendências do Distrito Federal com o Legislativo e marcou novo encontro.

Doenças raras

A Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos e de Políticas de Atenção às Pessoas com Doenças Raras. O requerimento é do distrital Eduardo Pedrosa. “Nosso maior objetivo nessa Frente Parlamentar é dar a atenção adequada as pessoas com doenças raras. Queremos desenvolver políticas públicas, atender suas demandas e estar próximo a essas pessoas. Temos plena consciência que apenas as ações concretas serão capazes de ajudar a mudar a vida dessas pessoas”, explicou o parlamentar. O Frente também vai discutir, defender e apresentar propostas legislativas que contribuam com o aprimoramento da assistência à pessoa com doenças raras. Participam da frente (foto), além de Eduardo Pedrosa, Roosevelt Vilela, Jorge Vianna, Robério Negreiros e Pedro Paulo, o Pepa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado