Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

PT terá candidato próprio e pode ter prévia

É que o candidato das esquerdas em 2022, Leandro Grass, pode deixar o PV para se filiar ao partido, que será o quarto de sua vida política

Eduardo Brito

15/07/2025 20h01

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O PT está decidido a ter candidato próprio ao Buriti – tradição só quebrada na eleição passada – e não exclui a possibilidade de realização de prévias, se necessário.

É que o candidato das esquerdas em 2022, Leandro Grass, pode deixar o PV para se filiar ao partido, que será o quarto de sua vida política.

Caso essa filiação se confirme, poderá haver uma prévia entre ele e o ex-deputado Geraldo Magela, que já disputou o cargo e hoje é o único nome colocado a sério pelo partido.

Magela, a propósito, disputou as últimas prévias realizadas pelo PT brasiliense, com Agnelo Queiroz, que terminou eleito.

Pode haver mais de um candidato

geraldo magela
Foto: Diógenes Santos/Ag. Câmara

Mesmo que não prevaleça o princípio hoje dominante de uma candidatura própria petista, Geraldo Magela não vê problemas em mais de uma candidatura de esquerda, desde que se unam no segundo turno, o que é a lógica.

Afinal, ele já fez as contas e, segundo elas, o PT teria perto de 25% do eleitorado brasiliense. Mais: as eleições de 2022 só não chegaram a um segundo turno por 4.200 votos. E nada menos do que 18.400 foram dados ao número 13, do PT, e, portanto, anulados, pois Leandro Grass, então no PV, concorreu com o 43.

Tudo isso anima o candidato, que lançou o slogan “Lula no Planalto, PT no Buriti” ao perceber que faltava um mote para a campanha. De lá para cá, não só percorreu as bases petistas no Distrito Federal como ativou os contatos com a direção nacional do partido.

Isso lhe dá a convicção de que, com um ou mais candidatos, a esquerda poderá chegar ao segundo turno e que, ao que tudo indica, o PT estará na cabeça de chapa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado