Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Lojas criarão 3.887 vagas para o Natal

Em todo o País, devem ser abertas 535 mil vagas de empregos temporários, segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário

Eduardo Brito

29/10/2025 18h36

whatsapp image 2025 10 29 at 18.25.54

Sebastião Abritta crédito DIVULGAÇÃO

O comércio varejista do Distrito Federal deverá gerar ao menos 3.887 vagas de empregos temporários para os últimos dois meses do ano, quando as lojas registram movimento acentuado por conta da Black Friday (28 de novembro), Natal e Réveillon. O número representa aumento de 4,1% em relação ao mesmo período de 2024, informou o Sindicato do Comércio Varejista, o Sindivarejista.

Em todo o País, devem ser abertas 535 mil vagas de empregos temporários, segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário. No DF, os setores que mais contratarão serão os de roupas, calçados, brinquedos e acessórios. Na maioria dos casos, o comércio começa a contratar a partir da primeira quinzena de novembro, com validade até a primeira quinzena de janeiro.

“No entanto, quem se destacar mostrando vontade de trabalhar deve ser efetivado”, afirma o empresário Sebastião Abritta, presidente do Sindivarejista. Quem deseja trabalhar como temporário deve procurar lojas de rua e de shoppings que estão contratando. Nos últimos anos, dos temporários, 51% foram mulheres e 49% homens, dependendo da característica de cada loja.

Alta efetivação

O percentual de efetivação em janeiro — em média — oscila entre 7% e 12%. Quem se destacar no fim de ano tem amplas chances de efetivação. Este ano, as vendas para novembro e dezembro devem movimentar perto de R$ 282 milhões no DF contra R$ 234 milhões do mesmo período em 2024.

“Há mais dinheiro em circulação e a empregabilidade vem crescendo em setores que efetivamente precisam de mão de obra no fim de ano”, pondera Sebastião Abritta. Ele acrescenta que em 2025 as vendas cresceram em média 5,2% em todas as datas especiais, como nos dias das mães, dos pais e das crianças. “Este ano vem sendo positivo para o comércio”, calcula Abritta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado