O distrital Gabriel Magno, do PT, encaminhou à Polícia Civil do DF, à Secretaria de Educação e ao Tribunal de Contas do Distrito Federal um ofício solicitando a apuração de possíveis irregularidades na execução de termo de colaboração firmado entre a secretaria, a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF e o Instituto Conhecer Brasil (ICB).
O contrato, no valor total de R$ 5 milhões, previa a implantação de laboratórios maker e ações de educação tecnológica em 16 escolas públicas do DF.
Entre as ações previstas estavam capacitação de professores, uso de impressoras 3D e laboratórios móveis chamados “Smart Labs”.
No entanto, uma comissão técnica identificou atrasos sistemáticos, falta de capacitação e problemas na adaptação da rede elétrica, que impediram o uso dos equipamentos.
O ICB já é investigado por suposta contratação dirigida e desvio de recursos públicos para custear a produção do filme Dark Horse.