O governador Ibaneis Rocha avisou nesta terça-feira, 12, que recorrerá da ordem da Vara de Meio Ambiente para derrubar todas as casas sem licença do Assentamento 26 de Setembro, aquela invasão localizada entre Taguatinga e Vicente Pires, área da Floresta Nacional.
Segundo o juiz Carlos Frederico Maroja de Medeiros, que expediu a ordem, as invasões avançam sobre a Floresta Nacional. Para Maroja esse fato é “gritante violação aos interesses jurídicos coletivos de proteção ao meio ambiente e à ordem urbanística, além da garantia de segurança pública”.
Ibaneis argumenta que, agora, a situação jurídica do 26 de Setembro, após a legalização articulada no Congresso pela então deputada Flávia Arruda e pelo senador Izalci Lucas – na verdade, a futura cidade sempre foi vista como um celeiro de votos.
Ao contrário do que diz a ordem judicial, o que Ibaneis anuncia é regularizar a área e transformá-la em cidade. “Mudou a legislação e uma decisão de derrubada a esta altura serve apenas para deixar a população assustada”, comentou o governador. Segundo ele, a região está hoje definida e a Agefis vem impedindo novas invasões que excedam os limites já fixados.