Que o governador Ibaneis Rocha faz oposição a Lula e que conta com uma base sólida na política brasiliense, todo mundo sabe. A movimentação do início desta semana mostrou, porém, que ele se fortaleceu junto à direita, assegurando coligações com uma série de partidos dessa vertente, os mesmos que apoiam a sua candidata – ao menos até agora – Celina Leão. Ibaneis também confirmou seu controle sobre o MDB.
Historicamente, Lula obtém apoio de seções do MDB, mas o partido opera com autonomia de suas direções regionais. Assim, o MDB do Pará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Alagoas, da Bahia e de uma série de outros estados do Nordeste fecham com o atual presidente, até porque seus caciques regionais estão representados no governo.
Estão instalados em ministérios filhos de Renan Calheiros e de Jader Barbalho, assim como indicados de outras unidades da Federação. Em compensação, várias outras são sólidos campos da oposição, e Brasília é uma delas. Ibaneis assegura o apoio de legenda à sua provável candidatura ao Senado, assim como de uma fieira de agremiações do Centrão e da centro-direita.