Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Escolas cívico-militares viram tema nacional

“Cada unidade que adota esse modelo fortalece a busca pela excelência”

Eduardo Brito

27/10/2025 18h32

whatsapp image 2025 10 27 at 17.51.58 (2)

Hélvia Paranaguá crédito AGÊNCIA BRASÍLIA

Primeira unidade da Federação a priorizar as escolas cívico-militares, o Distrito Federal expandiu o seu número. Agora elas tendem a se tornar tema para a campanha nacional.

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, tornou claro nesta segunda-feira, 27, que essa é uma aposta para antagonizar com o presidente Lula. Colocou na pauta da assembleia estadual um projeto para levar ao modelo cívico-militar também as escolas de tempo integral e pretende fortalecer o tema como uma bandeira de gestão.

O mesmo pode acontecer no Distrito Federal. O governador Ibaneis Rocha tem comentado essa proposta e sua secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, costuma mostrar que a expansão das escolas cívico-militares reafirma o compromisso do governo com a qualidade do ensino público. “Cada unidade que adota esse modelo fortalece a busca pela excelência, criando um ambiente propício ao aprendizado e à formação cidadã, baseado em valores como o respeito e a disciplina”, diz.

Além disso, ela mostra que escolas cívico-militares do DF vêm apresentando bons resultados acadêmicos. Hélvia cita unidades de Taguatinga, Santa Maria e Núcleo Bandeirante, que figuram entre as dez melhores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023.

Para completar o quadro, pesquisas indicam uma aprovação de 87,7% entre pais e alunos. Em tempo: Hélvia é vista como provável candidata a deputada pelo MDB de Ibaneis.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado