A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, na manhã desta terça-feira, 30, a criação de duas novas Regiões Administrativas: 26 de Setembro e Ponte Alta.
As propostas são de autoria do Poder Executivo e seguem para sanção.
Os projetos foram aprovados com 18 votos favoráveis e uma abstenção.
Durante o debate, distritais apontaram a necessidade de mais autonomia para os administradores regionais, além de mais investimentos em infraestrutura nas novas regiões.
Os distritais também defenderam que as administrações tenham mais autonomia.
“Eu sou de um tempo em que as administrações tinham parque de serviços com tratores e postos de gasolina para abastecimento das máquinas. Os administradores tinham condição de fazer trabalhos efetivos”, destacou o distrital Chico Vigilante (foto), do PT.
Projeto dos moradores de rua passa no teste
Apesar da resistência da oposição de esquerda, a Câmara Legislativa aprovou, na tarde desta terça-feira, 30, o projeto do Buriti que cria um programa de atendimento a moradores de rua, inclusive com internação voluntária dos que representarem perigo para eles próprios ou para outras pessoas.
Houve até uma troca dura de palavras entre os distritais que recebem votos dos funcionários da saúde: Dayse Amarílio ficou contra e, embora dizendo que a governadora Celina Leão tinha boas intenções no caso, falou sobre quebra de direitos, mas Jorge Vianna disse que a distrital estava só mostrando o que aprendeu na escola, enquanto ele já tinha visto de perto os problemas dos moradores de rua.
O projeto passou em primeiro turno, por 16 votos a seis, com dois ausentes.
Falta ainda a ratificação em segundo turno.