Projeto de iniciativa do deputado brasiliense Rafael Prudente promete transformar a vida de milhares de estudantes do Distrito Federal, com estímulos para disputar para Enem, vestibular e concursos.
Para muitos jovens e adultos do Distrito Federal, pagar por um curso preparatório para o Enem ou para concursos públicos é um sonho distante. A realidade econômica acaba sendo uma barreira difícil de vencer, afastando quem mais precisa de uma educação de qualidade.
Pensando nisso, o Governo do Distrito Federal lançou o programa Preparação DF, que oferece 10 mil vagas gratuitas em cursos presenciais voltados ao Enem, vestibulares e concursos.
O projeto é conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e conta com forte apoio do deputado federal Rafael Prudente, que investiu recursos por meio de emendas parlamentares e articulou sua implementação com o Governo do DF.
A atuação do deputado foi decisiva para garantir que o programa saísse do papel e chegasse a quem mais precisa.
“O Preparação DF é um passo concreto para garantir que os jovens e adultos do DF tenham acesso à educação e oportunidades de crescimento. Nosso compromisso é com um futuro mais justo e acessível para todos”, destaca Rafael Prudente.
Antes da chegada do Preparação DF, quem sonhava com a universidade ou um cargo público enfrentava muitas dificuldades. Os cursos preparatórios presenciais, em média, custam entre R$ 1 mil e R$ 3 mil por semestre. Para grande parte da população, esse valor é impraticável.
A ausência de cursinhos gratuitos de qualidade contribuía para aumentar a desigualdade educacional e limitar o acesso a oportunidades reais de mudança de vida.
O novo programa, apoiado por Rafael Prudente, representa uma virada nesse cenário. Além do conteúdo didático atualizado, o curso oferece material impresso, professores capacitados, orientação pedagógica e turmas distribuídas por todas as regiões administrativas do Distrito Federal.
Como se inscrever
As inscrições no curso gratuito Preparação DF estão abertas e podem ser feitas pela plataforma Mais Emprego da Sedet-DF até o dia 27 de julho. A seleção prioriza candidatos em situação de vulnerabilidade social.
As aulas são totalmente presenciais e acontecem em turnos variados (manhã, tarde e noite), com carga horária total de 160 horas ao longo de quatro meses. Ao final, os participantes recebem certificado de conclusão.
Além da preparação para o Enem 2025, o curso também é ideal para quem quer disputar uma vaga em vestibulares ou concursos públicos. O foco é atender estudantes e trabalhadores que desejam mudar de vida por meio da educação.